A semana começa com os termômetros abaixo de zero em algumas regiões de Santa Catarina. O frio intenso, com possibilidade de geada, ainda poderá ser acompanhado de maré alta e alagamentos costeiros.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil Estadual ainda emitiu um alerta para ocorrências associadas ao desconforto térmico pela baixa das temperaturas, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas.
Como será semana em Santa Catarina
Domingo (10)
A manhã de domingo (10) será marcada pelo frio intenso em todo o território catarinense, com temperatura mínima de 5ºC na maior parte do Estado. As regiões mais altas, entre o Meio-Oeste e os Planaltos, podem registrar temperaturas negativas.
Já no Litoral, as mínimas variam entre 4 e 9°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no Estado. Durante a tarde, as máximas devem variar entre 10 e 15°C na maior parte do território e se aproximam dos 20°C no Litoral.
De acordo com a Defesa Civil, o mar segue agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,5m e 3,0m, diminuindo no final do dia.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da última queda de neve em SC
Segunda (11)
A massa de ar seco mantém o tempo firme, seco e frio predominam na segunda-feira (11). O amanhecer será marcado com temperaturas mínimas em torno de 5°C na maior parte do Estado, e com valores negativos nas regiões mais altas entre o Meio-Oeste e os Planaltos, o que mantém as condições favoráveis para geadas.
No Litoral, as mínimas variam entre 5 e 10°C. Se mantêm as condições favoráveis para formação de geada ampla no estado. A Defesa Civil alerta para o risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Já à tarde as temperaturas devem subir mais, e as máximas oscilam, podendo chegar a 15°C na Serra e 20°C na maioria das regiões.
Terça (12) e quarta-feira (13)
Na terça (12) e na quarta-feira (13), a massa de ar seco ainda mantém o tempo firme em toda Santa Catarina, mas o frio já começa a diminuir.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil alerta, porém, que as temperaturas mínimas continuam variando entre 0 e 5°C nas áreas altas. Nas demais regiões, devem oscilat em torno de 10°C. Nas tardes, as máximas já superam os 20°C em quase todo o Estado.
Recomendação da Defesa Civil para os dias de frio intenso
- Atenção com população mais vulnerável (exemplo: idosos, crianças, enfermos e moradores de rua)
- Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
- Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
- Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas;
- Mantenha a higiene das mãos.
Leia também
Fim de semana em SC será de retorno do sol e frio congelante de -4°C com chance de neve
Paisagem na cidade mais fria do Brasil “congela” com neve, sincelo e sensação térmica de -12°C
FOTOS: Maré alta causa pontos de alagamentos em Florianópolis após alerta de “caos climático”














