nsc
santa

VIU TAMBÉM?

Tempestade com raios ilumina o céu em Blumenau e região; veja fotos

Meteorologista explica que fenômeno é comum nesta época do ano e pode se repetir nesta terça-feira (18)

18/01/2022 - 07h37 - Atualizada em: 18/01/2022 - 07h52

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Imagens mostram raios em vários cidades do Vale do Itajaí
Imagens mostram raios em vários cidades do Vale do Itajaí
(Foto: )

A semana começou com um espetáculo no céu de Blumenau e região. O forte calor da segunda-feira (17), associado à formação de nuvens verticais, resultou em um show pirotécnico de raios, relâmpagos e trovões. Imagens publicadas nas redes sociais mostram diferentes pontos do Vale onde os clarões foram vistos na última noite.

Apesar de ter chamado a atenção dos moradores, o fenômeno é considerado comum nesta época do ano, explica a meteorologista da Defesa Civil de SC, Gilsânia Cruz.

> Clique aqui e receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

— Em alguns pontos vocês viram mais os raios, em outro pode ter dado até uma pancada de chuva mais significativa — afirma.

A condição para temporais se mantém nesta terça-feira (18), e pode vir acompanhada de raios e vento forte em algumas regiões. Deve ser algo passageiro e bem isolado. Ou seja, acontece em um bairro e em outro não cai nem uma gota de chuva. 

É o resultado das temperaturas altas que devem seguir nos próximos dias perto ou acima dos 35°C no Vale do Itajaí. Nesta segunda-feira (17), por exemplo, Blumenau chegou a registrar 38°C no Parque Ramiro Ruediger e sensação térmica perto dos 43°C no meio da tarde.

Imagens de Brusque

Raios em Luiz Alves

Temporal em Gaspar

Imagens do céu de Indaial

Os lugares mais seguros para ficar durante as tempestades

Dentro de casa ou de um prédio, desde que você fique longe das janelas ou portas, e também de condutores de energia, como telefones com fio (celular é seguro), canos e metais em geral, além de equipamentos eletrodomésticos, como TV ou ar condicionado, ligados. 

Durante uma tempestade, tire os aparelhos da tomada e fique longe do perigo até passar. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica, 15% das mortes decorrentes de raios ocorrem com as pessoas dentro de casa. Carro também é uma opção segura. Isso porque a estrutura metálica do carro serve como isolante elétrico.

Raios, relâmpagos e trovões

São três coisas diferentes. Rais são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência da polarização, que ocorre após ou antes uma tempestade. O relâmpago é o clarão, devido à rápida movimentação dos elétrons. Como eles se movem muito rápido, também se aquecem, gerando barulho, no caso, o trovão.

> Raio assusta moradores de SC; veja vídeo e o que não fazer em temporais

> Vídeo impressionante mostra força de tornado que atingiu Timbó; assista

Para calcular a distância de um raio com o som

Basta contar o tempo em segundos, do momento em que ver a luz do relâmpago até quando ouvir o som do trovão. Divida esse número por três e o resultado será aproximadamente a quantos quilômetros o raio caiu.

O Brasil é o país onde caem mais raios no mundo

Os raios são mais comuns em locais de clima tropical. E dada a extensão territorial, é o Brasil o campeão mundial na incidência de raios, com cerca de 57,8 milhões de ocorrências por ano. 

E é mito pensar que eles caem longe de casa. Os cientistas do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) já verificaram o aumento das ocorrências nas grandes cidades, em relação às últimas décadas, devido ao quecimento global e a urbanização.

Tudo o que você precisa saber sobre raios
Tudo o que você precisa saber sobre raios
(Foto: )

Colunistas