nsc
nsc

Raio

Raio assusta moradores de SC; veja vídeo e o que não fazer em temporais

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
09/03/2021 - 11h41 - Atualizada em: 10/03/2021 - 07h08
Morador registrou o momento em que um raio cai e clareia a noite em São José
Morador registrou o momento em que um raio cai e clareia a noite em São José (Foto: Franco Ferrary / Arquivo pessoal)

Na noite de segunda (8) para terça-feira (9) tivemos um forte temporal em parte da Grande Florianópolis. A região entre São José e a capital foi a mais atingida. Em bairros dessas duas cidades a chuva só no período noturno chegou a acumular mais de 100 mm. Para se ter ideia, em março normalmente chove de 150 a 200 mm na região.

> Mais de 1,8 mil raios atingem a Grande Florianópolis durante temporal

Um morador de São José, Franco Ferrary, fez o vídeo abaixo onde mostra um grande alagamento por conta da chuva. Ele registrou o exato momento em que um raio cai bem próximo da região. 

Chamo atenção para um detalhe importante: o rapaz na moto. 

> Superlua, chuva de meteoros e eclipse: os eventos astronômicos em 2021

AUTOPROTEÇÃO

Acredito que seja um bom exemplo para falar sobre isso. É muito importante que em situação de temporal as pessoas não se exponham. No caso do vídeo, o rapaz da moto tanto poderia passar por algum buraco submerso, quanto passar por uma região próximaq de rio/riacho com correnteza e ser arrastado. Outra possibilidade é a moto estragar por causa da água. Ficar a pé seria ainda mais arriscando. E o raio? Bom, deu para pereceber pelo trovão que ele caiu perto, e poderia ter alcançado esse rapaz.

> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Portanto, nunca se arrisque em situações de temporais. Não se coloque em risco. Normalmente essas enxurradas e temporais passam rapidamente. Duram apenas alguns minutos. Então espere terminar, espere a água baixar num nível que dê segurança. Em caso contrário, fique em local seguro. 

> Relâmpago dentro da nuvem? Entenda e veja vídeo do fenômeno em SC

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas