O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta amarelo para tempestade e queda de granizo em oito estados do país nesta sexta-feira (14). O aviso inclui também chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Continua depois da publicidade

Veja as recomendações do Inmet

O alerta do Inmet vale para parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além das regiões Sul do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Em Santa Catarina, o aviso vale para a região próxima da divisa com o Paraná.

Conforme a Defesa Civil, o calor combinado a umidade disponível e a instabilidade em médios e altos níveis favorece a  ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, a partir da tarde desta sexta-feira (14).

Previsão para o fim de semana

De acordo com a Defesa Civil, o sábado (15) em SC começa com presença de sol em todas as regiões. Do Extremo Oeste aos planaltos a chuva retorna a partir da tarde, na forma de pancadas acompanhadas por temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos e danos na rede elétrica. 

No Litoral e Vale do Itajaí, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada no final do período. 

Continua depois da publicidade

No amanhecer, temperaturas mínimas entre 10°C e 14°C nos planaltos e variando de 15 a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C no Grande Oeste e Litoral e variam de 23 a 26°C no restante do estado. O vento predomina de nordeste em toda SC, com intensidade fraca a moderada.

No domingo (16) o tempo muda em SC, com a formação e avanço de uma frente fria. No decorrer da manhã a nebulosidade aumenta em todas as regiões e a chuva, acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, chega a partir do final da manhã nas áreas de divisa com o RS e se estende para as demais regiões no decorrer da tarde. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e atingimento da rede elétrica. 

As temperaturas máximas variam em torno dos 30°C no Litoral e de 23 a 26°C nas demais regiões.  Vento de nordeste, passando para noroeste, fraco a moderado e com rajadas no Litoral.