A Defesa Civil emitiu nesta sexta-feira (14) um alerta amarelo para a possibilidade de temporais em Santa Catarina, entre a tarde de domingo (16) e a manhã da segunda-feira (17). Conforme o órgão estadual, o alerta tem risco de moderado a alto e a frente fria é associada a um novo ciclone afastado da costa Sul do Brasil, localizado sobre o oceano Atlântico na Argentina.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, o ciclone não deve causar condições de tempo severas como o fenômeno da última sexta-feira (7), que se formou sobre a região Sul do Brasil e causou estragos em várias cidades de Santa Catarina.

De acordo com a Defesa Civil, o novo alerta tem risco de moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Os temporais devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo.

O alerta inclui as regiões Oeste e Meio-Oeste, além de partes da Serra, do Planalto Norte e do Alto Vale do Itajaí. Os temporais iniciam já no início da tarde de domingo em áreas do Grande Oeste e Planaltos, devido ao calor e umidade, antes da frente fria se aproximar.

Entre o final da tarde e a noite com a aproximação da frente fria, os temporais ganham força no Oeste e Sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a noite de domingo e a madrugada da segunda-feira, os temporais se espalham para as demais regiões do estado. No decorrer da segunda-feira, a condição para temporais mais intensos perde força, mas a chuva pode vir intensa em alguns momentos, especialmente no nordeste catarinense.

Continua depois da publicidade

Recomendações da Defesa Civil

Como fica o tempo neste fim de semana

O fim de semana e a próxima segunda-feira (17) serão marcados por tempo instável em Santa Catarina, começando com temporais isolados no interior catarinense na sexta-feira (14) e no sábado (15) e termina com o avanço de a nova frente fria, associada ao ciclone.

Entre as tarde e noites de sexta-feira e sábado, instabilidades na atmosfera associadas ao calor e umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados e trovoadas, especialmente no Oeste. Já no Leste catarinense são esperadas chuvas fracas e esparsas durante o dia, devido ao transporte de umidade do mar.

A maior mudança no tempo do final de semana ocorre a partir da tarde do domingo (16), com o avanço a frente fria associada ao ciclone na Argentina. Os temporais ganham força entre a tarde e a noite nas regiões do Grande Oeste, Planaltos, sul e parte do Alto Vale do Itajaí, e nas demais regiões à noite e se entendendo até a madrugada de segunda-feira.

Continua depois da publicidade

A frente fria se afasta do estado na segunda-feira (17), mas entre a tarde e à noite, ainda há condição de chuva no nordeste catarinense. Nesse período, os ventos de quadrante sul se intensificam, especialmente no litoral catarinense com vento médio entre 20 e 30 km/h e rajadas entre 50 km/h e 70 km/h, especialmente nas áreas costeiras.

Entre a sexta-feira e o sábado faz calor durante as tardes, com temperaturas oscilando entre 24 e 30°C no Oeste e Litoral. No domingo, a condição pré-frontal faz as temperaturas subirem ainda mais, com máximas passando dos 30°C no Oeste e no Litoral Sul.

Entre a noite da segunda e a manhã da terça-feira (18), após a passagem da frente fria, a temperatura cai e fica mais amena em todo o estado.