A formação de um novo ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai deve trazer chuvas para os estados do Brasil neste final de semana. O sistema, conforme previsões feitas pelo MetSul, não vai atingir diretamente o território brasileiro e não será intenso como o registrado na última semana, com registros de tornados em Santa Catarina e Paraná.
Continua depois da publicidade
Apesar de não impactar diretamente o Brasil, o sistema provoca uma frente fria que avança pela região Sul do Brasil entre domingo (16) e segunda-feira (17). Ao longo da semana, a frente fria avança pelo Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com risco de temporais.
Os estados que devem receber chuvas são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
Veja os estragos causados pela passagem de ciclone em SC
Qual a rota do ciclone?
Mapas produzidos pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, e analisados por meteorologistas do MetSul, indicam que o ciclone extratropical avança pelo Centro argentino entre a província de Buenos Aires e o Uruguai, se aprofundando na altura do Rio da Prata.
Continua depois da publicidade
Na sequência, o sistema deve avançar sobre o Oceano Atlântico, sem chegar no Brasil.
Orientações durante a tempestade
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193




















