A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestades ameaçadoras no país a partir desta quarta-feira (3). Ao menos 16 estados brasileiros devem sofrer com chuvas intensas nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
Em especial, os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, que estão sob alerta de “grande perigo”. A previsão indica chuva acima de 60 mm/h, com grande riscos de alagamentos e transbordamentos de rios. Além disso, há chance de deslizamentos de encostas a partir das 22h desta quarta.
Ainda há alertas de “perigo” para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins para tempestades. A partir das 10h desta quarta, as regiões devem sofrer com chuvas de até 60 mm/h, com risco de queda de energia, alagamentos e estragos em plantações.
Outro alerta do Inmet indica “perigo” para chuvas intensas nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. As regiões devem ser menos impactadas do que o alerta anterior. No entanto, ainda há chances de quedas de energia, alagamentos e descargas elétricas, ao longo desta quarta. As chuvas ainda podem impactar outros estados das regiões Norte, Nordeste e Sul, mas sem grande perigo, segundo o Inmet.
Quais as recomendações do Inmet?
Entre as recomendações do Inmet estão:
Continua depois da publicidade
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água;
- Obtenha mais na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Recomendações da Defesa Civil
*Sob supervisão de Luana Amorim






