Um temporal na manhã deste sábado (19) e final da noite de sexta-feira (18) castigou cidades do Oeste catarinense. Danos foram informados pela Defesa Civil de Chapecó e Anita Garibaldi. O vento foi tão forte em Chapecó que árvores caíram e casas ficaram destelhadas. Pelo comportamento do fenômeno, a Defesa Civil do Estado avaliou que houve uma microexplosão, com ventos que chegaram a 90 km/h. Apesar dos prejuízos, não houve feridos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em Chapecó, moradores relataram que a chuva forte começou por volta das 6h deste sábado e durou minutos. O maior problema não foram os 22 milímetros acumulados, segundo dados da Defesa Civil, mas sim a ventania. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Walter Parizotto, 59 residências foram atingidas. O órgão entregou lonas e os atingidos devem trabalhar no conserto dos telhados ao longo deste sábado, já que o tempo limpou logo após a tempestade.
Veja fotos dos estragos em Chapecó
Há dezenas de árvores caídas, placas e um aviário destruído. Há bloqueios nos acessos das linhas Sarapião e Tormen. Os servidores municipais trabalham para a desobstrução das vias. Enquanto isso, a Defesa Civil também fará os laudos técnicos para o acionamento dos seguros.
O fenômeno que atingiu parte da cidade nada mais é que uma chuva concentrada. A microexplosão se forma em uma nuvem de tempestade, onde toda a água cai de uma vez, com forte corrente de vento em direção ao solo, que podem passar dos 100 km/h. As rajadas resultam em destelhamentos, quebra de árvores, alagamentos e prejuízos às plantações.
Continua depois da publicidade
Anita Garibaldi
Já em Anita Garibaldi a chuva caiu na noite de sexta e veio acompanhada de granizo, que em determinados locais chegou a cerca de um palmo de altura, contou o prefeito Henrique Menegazzo.
Veja fotos do temporal em Anita Garibaldi
Os bombeiros militares atenderam às 21h30min uma ocorrência de queda de pinheiro no meio de uma rua. Após os cortes no tronco com a motosserra, limpeza dos galhos e gelo que estavam sobre a pista, a guarnição desobstruiu e liberou a via.
A Defesa Civil ainda contabiliza os estragos, mas também registrou quedas de árvores, buracos em estradas e destelhamentos.
O risco de temporais no Oeste continua nesta manhã de sábado.
Leia mais
Ruas de SC entre as mais caras do país contrastam natureza com prédios de luxo
 
				 
                                     
                            
                            













