A passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina na última sexta-feira (7) provocou danos significativos em diversos municípios do Oeste, inclusive com a confirmação da passagem de três tornados na região. Em Abelardo Luz, afetada por um forte temporal, a Unidade Básica de Saúde Agnes Settle Addison Momesso, localizada no bairro Santa Luzia, teve a estrutura comprometida.

Continua depois da publicidade

Por conta dos estragos, os atendimentos foram temporariamente suspensos e realocados para o Postão, a partir desta segunda-feira (10), seguindo o cronograma habitual.

Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil Municipal, o temporal destelhou 26 residências, uma empresa e a unidade de saúde, afetando 104 pessoas. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos ou desabrigados. Os bairros mais atingidos foram Santa Luzia, Jardim América, São Pedro, Alvorada e a área indígena do Toldo Imbu.

Logo após o vendaval de sexta-feira (7), equipes da Defesa Civil iniciaram a distribuição de lonas às famílias atingidas e mantiveram um ponto de entrega no Corpo de Bombeiros de Abelardo Luz.

Atendimento realocado e serviços suspensos

Enquanto a UBS Agnes Settle Addison Momesso passa por reparos, os atendimentos médicos serão realizados no Postão, com a Dra. Yusi Sarracent Hector responsável pelas consultas. Estão mantidos também os serviços de vacinação e dispensação de medicamentos.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, permanecem temporariamente suspensos os atendimentos de coleta de preventivos, odontologia, psicologia e fisioterapia. A prefeitura informou que trabalha para retomar os serviços o mais breve possível. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da unidade: (49) 99912-1908.

Tornado em Xanxerê e impactos regionais

Na mesma data, a cidade vizinha de Xanxerê foi atingida por um tornado, levando o município a decretar Situação de Emergência (Decreto nº 471, de 08/11/2025). O fenômeno provocou destelhamentos, quedas de árvores e postes, interrupção de energia elétrica e danos em escolas e residências.

Segundo a prefeitura, rajadas de vento chegaram a 86 km/h, acompanhadas de chuvas intensas. Desde sexta-feira à noite, equipes municipais e o Corpo de Bombeiros atuam na limpeza das vias, distribuição de lonas e telhas e no atendimento às famílias afetadas. Somente no sábado, mais de 60 famílias foram atendidas. De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura, mais de 160 residências foram atingidas, além de empresas e estabelecimentos comerciais.

O tornado também provocou estragos e alagamentos em outras cidades catarinenses. No município de Dionísio Cerqueira houve o registro de 30 pessoas desabrigadas e dois feridos. A força do vento chegou a arrancar uma residência do chão e destruir a cobertura de um ginásio. O município decretou situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Em Faxinal dos Guedes a força dos ventos foi responsável pela queda de diversas árvores na BR-282, o que causou a interrupção do trânsito na rodovia. Algumas residências e uma empresa foram afetadas. Outro município afetado foi Abdon Batista, que registrou quedas de árvores e obstrução de vias.