nsc
    santa

    Prejuízo

    Temporal com granizo destrói plantações de cebola em SC

    Fenômeno aconteceu na noite desta quinta-feira

    04/09/2020 - 19h23 - Atualizada em: 04/09/2020 - 19h31

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Plantações foram atingidas pela chuva
    Plantações foram atingidas pela chuva
    (Foto: )

    Agricultores de Aurora, no Alto Vale do Itajaí, passaram esta sexta-feira (4) contabilizando os estragos causados pelo temporal com granizo que atingiu alguns pontos da cidade na noite de quinta (3). A Secretaria Municipal de Agricultura calcula que 750 hectares de plantações, principalmente de cebola, foram totalmente ou parcialmente destruídos pelo fenômeno.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Cerca de cinco minutos de chuva de granizo foram suficientes para derrubar e cortar a vegetação. Os fortes ventos e as pequenas pedras atuaram como lâminas nas folhas. As localidades mais prejudicadas foram Santa Tereza, São Martinho, Nova Itália e Coqueiral. Esta última faz limite com Ituporanga.

    Segundo o secretário de Agricultura, Almir Serafim, os locais equivalem a 30% do município. Cerca de 50% das lavouras foram afetadas. Nas áreas também há tabaco, trigo e milho plantados, mas em menor quantidade.

    Aurora nesta sexta-feira
    Aurora nesta sexta-feira
    (Foto: )

    Árvores caíram em 16 pontos de ruas e tiveram de ser removidas com o auxílio dos próprios moradores. Casas e galpões ficaram destelhados. A comunidade providenciou lonas e arrumou o que pode nesta sexta. A chuva começou por volta das 19h e não durou muito tempo, o que facilitou a reestruturação.

    — Se não tivesse acontecido o vendaval junto, não seria sem 20% do estrago que foi — avalia Serafim.

    Aurora, no Alto Vale do Itajaí
    Aurora, no Alto Vale do Itajaí
    (Foto: )

    A prefeitura encaminhou imagens à Defesa Civil do Estado e estuda decretar estado de calamidade pública nas áreas afetadas para auxiliar os agricultores na busca de alternativas que reduzam o prejuízo financeiro.

    Sem luz

    Com o vendaval, locais ficaram sem energia até a manhã desta sexta-feira. Outras cidades, que também foram atingidas pelo temporal, tiveram bairros no escuro, como Pouso Redondo, Atalanta, Agronômica e Ituporanga. Estas, porém, não registraram estragos significativos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas