O temporal que passou pela região de Tubarão no final da tarde deste sábado (27) causou estragos significativos em Laguna. Conforme a prefeitura, uma microexplosão teria causado o destelhamento de imóveis e derrubado postes e árvores. A Defesa Civil do Estado avalia dados e imagens para confirmar se houve a formação do fenômeno.

Continua depois da publicidade

Uma microexplosão é como se um pedaço da nuvem carregada despencasse e chegasse ao solo de uma só vez, marcando e amassando o chão com uma grande rajada de vento. Segundo a prefeitura, foi o que houve durante a passagem da tempestade, por volta das 18h.

O bairro Mar Grosso teria sido um dos mais atingidos. Lá, uma casa foi totalmente destelhada, um muro caiu em direção a uma residência e postes foram ao solo. Há também relatos de árvores que obstruíram vias e mais de 10 ocorrências atendidas pela Defesa Civil municipal, que atuou com apoio dos bombeiros.
O prefeito Preto Crippa disse que está levantando as informações para decretar estado de emergência. Isso facilita a chegada de apoio do Estado e até do governo federal, se for o caso.

De acordo com da Defesa Civil do Estado, em Tubarão também houve ocorrências como quedas de árvores e danos na rede elétrica. Não há informações de desalojados em nenhuma das duas cidades.

Em Laguna, até as 21h30min deste sábado mais de 3,2 mil imóveis estavam sem energia elétrica.

Continua depois da publicidade