nsc
santa

Clima

Temporal com ventos fortes assusta moradores de Blumenau e região na madrugada

Chuva com rajadas intensas atingiu a região do Médio Vale a partir da 1h

15/08/2020 - 06h51 - Atualizada em: 16/08/2020 - 15h03

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Temporal atingiu a região a partir da 1h da madrugada deste sábado.
Temporal atingiu a região a partir da 1h da madrugada deste sábado.
(Foto: )

Era por volta de 1h da madrugada deste sábado (15) quando os ventos começaram a soprar com mais força no Médio Vale do Itajaí. Poucos minutos depois, a chuva chegou com intensidade em Blumenau e região, assustou moradores e causou destelhamentos. A cena e o barulho em Indaial, por exemplo, lembravam aqueles minutos de medo durante o ciclone bomba que passou por Santa Catarina no fim de junho.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Segundo dados do Sistema de Alerta de Monitoramento e Eventos Extemos de Blumenau (AlertaBlu), os pontos que mais registraram chuva na cidade foram a Tatutiba, na Região Norte (57,6 mm), a Vila Itoupava (57,2 mm), a Itoupava Central (49,8 mm), o Fidélis (48 mm) e o entorno do Parque Ramiro, na Região Central (41,8 mm).

O protocolo da Defesa Civil também ampliou para “alta” (laranja) a possibilidade de deslizamentos de terra no Norte de Blumenau — Itoupavas, Badenfurt, Salto do Norte e Testo Salto.

> Tornados em SC: relembre seis vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado

Nas redes sociais, moradores relataram chuva de granizo em bairros como Passo Manso, Garcia, Progresso, Itoupava Norte, Velha Grande, Velha. Durante a madrugada, muitos pontos da cidade também ficaram sem energia elétrica. Às 7h15min, 3.867 unidades consumidoras de Blumenau ainda estavam sem luz. Em Gaspar (4.331 de 28.124) e Apiúna (1.105 de 4.487), a situação de abastecimento estava ainda mais complicada.

Forte chuva alagou casas em Blumenau durante o início da madrugada.
Forte chuva alagou casas em Blumenau durante o início da madrugada.
(Foto: )

“Acabando o mundo aqui no Garcia”, “acordei com o barulho na Itoupavazinha”, e “muito vento e casas destelhadas na Velha Grande” foram alguns dos relatos de moradores. Outros, também, citavam prejuízos por conta das fortes chuvas, seja com problemas no telhado de casa, ou com a água que entrou nos cômodos. Vídeos compartilhados por internautas na página Blumenau Mil Grau mostram alguns dos estragos.

A reportagem do Santa procurou a Defesa Civil de Blumenau para saber quantas ocorrências foram registradas na cidade por conta do temporal e se houve prejuízos a imóveis públicos, porém não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Colunistas