Depois de mais um dia quente, Blumenau e outras cidades da região voltaram a registrar transtornos por conta da chuva nesta segunda-feira (17). Ruas alagadas, imóveis invadidos pela água e um verdadeiro caos no trânsito marcaram o começo da noite no maior município do Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Ao ver os terrenos alagarem rapidamente e sem conseguir deixar os locais, moradores de diferentes endereços acionaram os bombeiros militares de Blumenau para resgate. Ainda não há um balanço do número de ocorrências atendidas pelos socorristas.

Na primeira hora do temporal, no começo da noite, a região mais afetada foi a Vila Itoupava, que acumulou 60 milímetros de precipitação. No distrito, uma das principais ruas tornou-se um rio. O mesmo ocorreu em bairros como Passo Manso, Centro, Velha, Itoupava Seca, Vila Nova e Água Verde.

Vídeos mostram as ruas tomadas pela água, impossibilitando o vaivém de veículos. Apesar dos transtornos, até pouco antes das 20h a Defesa Civil não havia recebido nenhum chamado, informou o órgão.

Continua depois da publicidade

Além de Blumenau, outras cidades foram castigadas pelo temporal, como Timbó, Ascurra e Ituporanga.

Decreto de emergência

É a segunda vez em menos de uma semana que Blumenau tem danos públicos e privados devido a uma tempestade de verão. Diante dos estragos, o prefeito Egidio Ferrari (PL) divulgou que assinou um decreto de emergência nesta segunda.

Veja fotos do temporal em Blumenau

Leia mais

Cidade de Santa Catarina vira “caldeirão” com onda de calor e tem índice de 70°C