A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta sexta-feira (20), a terceira morte causada pela chuva que atinge o estado desde o início da semana. Um idoso de 72 anos morreu após uma árvore cair sobre o carro em que ele estava em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
A primeira morte foi registrada na terça-feira (17), em Candelária, na região central do estado. Uma mulher de 56 anos morreu após o carro em que ela estava ser arrastado pela correnteza. O corpo dela foi localizado pelo Corpo de Bombeiros (CBMRS). Ela estava acompanhada do marido, um homem de 65 anos, que segue desaparecido desde então.
A outra morte ocorreu na quarta-feira (18). Um jovem de 21 anos morreu após a cabeceira de uma ponte ceder e o carro onde ele estava cair. Ele foi levado pela água de um arroio entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na serra gaúcha.
Conforme a Defesa Civil estadual, o rio Caí, em São Sebastião do Caí, ultrapassou a cota de inundação. O local está com 11,7 metros na manhã desta sexta (20), acima da cota de 10,5 metros.
O Rio dos Sinos, em São Leopoldo, também está se aproximando da cota de inundação, com 4,40 metros, perto da cota de 4,50 metros.
Continua depois da publicidade
Já o Guaíba, em Porto Alegre, ainda está na cota de atenção.
Situação nos municípios
No total, 98 cidades registraram algum prejuízo devido às chuvas, de acordo com um balanço do governo estadual divulgado às 18h de quinta-feira (19). Os municípios relatam alagamentos, deslizamentos, danos em residências, estradas e pontes.
Mais de 2 mil pessoas estão em abrigos e outras 4 mil estão desalojadas. O município de Jaguari, na região central, decretou estado de calamidade pública. Outros cinco municípios decretaram emergência: Dona Francisca, Cerro Branco, Agudo, Nova Palma, Cruzeiro do Sul.
*Com informações do g1 e da Defesa Civil do RS.
Leia também
Inverno começa nesta sexta-feira com chuva e frio em SC; veja como vai ser a estação
Inmet coloca SC em alerta de “perigo” para chuvas intensas nesta quinta-feira