Chegou a vez da região de Joinville receber mais uma importante etapa de “A Jornada”, competição organizada pelo CUJU para revelar novos talentos para o futebol profissional. O app, que usa Inteligência Artificial para identificar futuros craques, está rodando o estado com peneiras e avaliações presenciais em busca das novas estrelas do esporte mais praticado no mundo. Florianópolis e Gaspar receberam as primeiras seletivas.

Continua depois da publicidade

A terceira peneira de “A Jornada” acontece neste domingo (06), a partir das 8h30, no Kartódromo Internacional de Joinville. O júri será composto por grandes celebridades do mundo do futebol, entre eles o ex-goleiro Júlio César, que fez história com a camisa do Flamengo, da Inter de Milão e da Seleção Brasileira.

Confira como foi a segunda peneira do Cuju em Gaspar

Petkovic, ex-jogador sérvio que construiu uma trajetória vitoriosa no futebol brasileiro, defendendo alguns dos principais clubes do país, também será um dos jurados, assim como os influenciadores Tulinho e Frajola, do canal Banheiristas, um dos maiores sobre futebol no YouTube.

 — O futebol está no sangue de toda criança brasileira. Vamos tentar somar de alguma maneira para que eles possam realizar o sonho deles, assim como um dia eu realizei o meu — destacou Júlio César.

Continua depois da publicidade

Quem também vai marcar presença no evento em Joinville é Roger Wittmann, agente de futebol e fundador do CUJU. Sven Muller, CMO do aplicativo, também vai acompanhar a seletiva.

— Estamos falando da maior cidade de Santa Catarina, que conta com uma estrutura fantástica. As seletivas, até o momento, têm sido ótimas, com disputas acirradas, envolvimento de grandes clubes, e o surgimento de inúmeros talentos. É uma experiência pessoal incrível fazer parte da escolha de atletas pré-selecionados por Inteligência Artificial. Será a última peneira antes da final, mas ainda há muito por vir. Tenho certeza de que teremos mais um sucesso nesta terceira etapa — comenta Sven Muller, CMO do CUJU.

Como vai funcionar?

Os atletas selecionados para participar da peneira são divididos em quatro equipes, sendo três masculinas e uma feminina. Os grupos possuem 24 representantes cada e são formados de acordo com a classificação dos atletas no ranking do aplicativo CUJU. Do lado masculino, as divisões são feitas por idade: 13 a 15 anos – que participam apenas da primeira fase de peneiras; 15 a 17 anos; e 17+. No feminino, as jogadoras possuem entre 13 e 17 anos. 

Nas etapas preliminares, os jogos serão disputados no 4v4, em campo reduzido. Os três atletas que mais se destacarem em cada categoria vão receber o prêmio ‘Golden Ball’ (Bola de Ouro) do júri, que os coloca diretamente na final. Os demais serão avaliados no restante das peneiras e escolhidos com base no desempenho.

Continua depois da publicidade

Além dos ex-atletas Júlio César e Petkovic e de Tulinho e Frajola, do Canal Banheiristas, o júri será composto por outros influenciadores e celebridades do futebol, bem como olheiros, agentes e scouts.

Os aprovados na peneira de Joinville, além dos atletas selecionados nas etapas anteriores, ficarão acomodados na Casa CUJU, em Itajaí, entre os dias 12 e 13 de abril, e vão participar de treinamentos seguindo a metodologia de clubes europeus. Em junho, vão participar da grande final de A Jornada.

Não é a última chance

Todos os atletas que participaram e até mesmo os jogadores que não realizaram as peneiras de A Jornada podem continuar praticando os exercícios no aplicativo do CUJU e somando pontos no ranking.

Continua depois da publicidade

A JORNADA: conheça os aprovados na primeira seletiva do CUJU em Florianópolis

Novos atletas, além dos selecionados pelas “Golden Balls”, podem ser chamados para participar da grande final, que acontecerá emjunho, em Itajaí, no moderno CT do Barra FC. Um atleta masculino e uma jogadora do feminino serão declarados os vencedores, vão receber mais de R$1 milhão em premiação e terão a chance de assinar contrato com um clube profissional de futebol.

Sobre o CUJU

O CUJU é uma plataforma alemã que usa inteligência artificial para avaliar meninos e meninas por meio de exercícios de futebol selecionados, oferecendo oportunidades e chances iguais para todos. 

Gratuito para download, o aplicativo analisa e classifica os desempenhos individuais e, portanto, apoia o processo de reconhecimento, tornando aqueles que não possuem oportunidades visíveis de maneira mais objetiva. 

CUJU é um nome de origem chinesa que remete a um esporte precursor do futebol, onde o objetivo era manter a possa de bola e chutar em um “gol”. O termo significa literalmente “chutar a bola”.

Continua depois da publicidade