O calorão segue firme no Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina. Nesta sexta-feira (5), Itapiranga registrou 35°C, enquanto Caibi registrou 34°C, com termômetros subindo ainda mais ao longo do dia em várias cidades da região.
Continua depois da publicidade
O clima quente deve se estender durante o final de semana, com máximas que podem chegar a 40°C no Extremo-Oeste. A combinação de calor intenso e baixa umidade aumenta a sensação térmica, trazendo desconforto, sobretudo no período da tarde.
Alguns municípios já registraram temperaturas acima de 30°C ainda pela manhã, como Pinhalzinho, Maravilha e Mondaí. A Defesa Civil alerta para risco elevado de desconforto térmico, desidratação e agravamento de problemas respiratórios ou cardíacos, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Dicas para enfrentar o calor
- Evitar exposição ao sol e esforços físicos entre 10h e 16h;
- Manter a hidratação, consumindo água, frutas e líquidos ao longo do dia;
- Dar atenção especial a crianças, idosos e pessoas com condições de saúde vulneráveis;
- Buscar locais ventilados ou climatizados sempre que possível.
Panorama para a região
No Oeste e Extremo-Oeste, o clima segue de céu firme e abafamento, com sensação de calor superior à temperatura real, provocando cansaço e sede intensa. O final de semana será marcado pelo predomínio do sol, com máximas em torno de 30°C no sábado (6) e chegando a 35°C no Oeste e pontos do Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
No domingo (7), a temperatura pode variar de 33 a 35°C na maioria das regiões, podendo se aproximar dos 40°C no Extremo-Oeste. Em ambos os dias, há possibilidade de temporais isolados, principalmente no Meio-Oeste, Sul e Grande Florianópolis.
