Um grupo de Itaiópolis, no Planalto Norte catarinense, foi alvo de uma operação da Polícia Civil por participar de um esquema de furto a madeiras de reflorestamento. A Operação Madeira Fria acompanha há meses a ação dos suspeitos em propriedades rurais na região de Bonsucesso. Um mandado de busca foi cumprido na última semana.

Continua depois da publicidade

Segundo a Polícia Civil, diversos produtores da região registraram prejuízo devido ao crime. O grupo invadia áreas particulares e, para intimidar as vítimas, alegava que se tratava de uma terra indígena. Laudos e consultas oficiais à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmaram que as propriedades atingidas são de domínio privado.

Veja fotos

A Polícia Civil utilizou um drone durante a apuração do crime, que registrou os suspeitos em ação nos territórios do Planalto Norte do Estado. Nas imagens, eles chegaram a cobrir o rosto para tentar evitar a identificação. No entanto, a investigação conseguiu localizar os suspeitos.

Policiais civis de Itaiópolis e Mafra cumpriram os mandados de busca na base operacional do grupo na região. Motosserras e o celular do principal investigado foram apreendidos. Além disso, tratores, caminhão e as áreas desmatadas passaram por perícia.

Segundo o delegado responsável pelo caso, a operação é uma resposta firme ao crime organizado que “se apropria indevidamente de pautas legítimas para encobrir atividades ilícitas.”

Continua depois da publicidade

A investigação continua para responsabilizar todos os envolvidos e receptadores das madeiras furtadas.

Confira a ação