Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na noite deste domingo (2), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), dois meses após um terremoto que deixou mais de dois mil mortos no leste do país, segundo o Globo.
Continua depois da publicidade
O epicentro do terremoto foi localizado em Kholm, perto da cidade de Mazar-e-Sharif, na província de Balkh, a uma profundidade de 28km, segundo o USGS, que inicialmente estimou em 10km.
Até o momento, as autoridades locais ainda não relataram vítimas. Em Mazar-e-Sharif, muitos moradores deixaram suas casas com medo de tremores secundários, que foram sentidos até na capital, Cabul, de acordo com correspondentes da Agence France-Presse (AFP).
Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o momento em que câmeras de segurança registraram os fortes tremores que atingiram o país.
Ainda neste ano, outro terremoto de magnitude 6 atingiu as províncias orientais de Kunar, Laghman e Nangarhar e mais de 2.200 pessoas morreram, sendo considerado o terremoto mais mortal da história recente do Afeganistão.
O Afeganistão é frequentemente atingido por terremotos, especialmente na cordilheira do Hindu Kush, e o nordeste do país já registrou 12 terremotos com magnitude superior a 7, desde 1900, de acordo com Brian Baptie, sismólogo do Serviço Geológico Britânico.