nsc
hora_de_sc

Trânsito

Teste de inversão de faixa em ponte de Florianópolis ocorre neste sábado

Com o intuito de simular situações de crise de mobilidade, experiência será realizada das 15h às 17h

02/08/2019 - 13h01 - Atualizada em: 02/08/2019 - 21h09

Compartilhe

Por Redação NSC
Mapa das pontes de Florianópolis
Mapa das pontes de Florianópolis
(Foto: )

A prefeitura de Florianópolis informou que, a partir das 15h deste sábado (3), fará um teste de inversão de faixa na ponte Colombo Salles. A faixa de rolamento da esquerda, na ponte Pedro Ivo Campos, vai ser fechada e o trânsito desviado para a Colombo Salles. A ação será coordenada pela Guarda Municipal. A simulação deve durar até as 17h.

Com a faixa da esquerda da Pedro Ivo fechada, os veículos que trafegam pela faixa da esquerda da BR-282 (via expressa) serão direcionados para a Ponte Colombo Salles, entrando na Avenida Gustavo Richard no final.

Conforme a prefeitura, é o primeiro teste para avaliar operações emergenciais. Esse experimento estava marcado, inicialmente, para ocorrer no dia 20 de julho, porém foi adiado pela administração municipal. O objetivo é analisar quanto tempo é preciso para mobilizar agentes e operar o desvio da estrutura, em caso de acidentes, por exemplo.

— Vamos ver se a sinalização para o desvio leva mais ou menos tempo do que a liberação da pista em si em caso, por exemplo, de um acidente — explicou o comandante da Guarda Municipal, Ivan Couto, em entrevista ao Estúdio CBN Diário desta sexta-feira (2).

Simulação

Prefeitura de Florianópolis
(Foto: )

A ação é fruto dos encontros de Grupo de Trabalho, coordenado pela Defesa Civil de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e Prefeitura de Florianópolis, e envolvem os órgãos relacionados com o sistema viário da Grande Florianópolis: DNIT, Polícia Rodoviária Federal, e instituições que têm serviços que usam a ponte para abastecer a Ilha como a Celesc, Casan, SC-Gás, e Ciasc.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Colunistas