Zumbis invadindo ruas, pontos turísticos abandonados e terminal de ônibus vazio. Assim seria o apocalipse em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, segundo um vídeo que viralizou nas redes sociais. A produção quase cinematográfica foi inspirada na famosa série The Walking Dead e brinca com os efeitos visuais.
Continua depois da publicidade
O personagem que aparece caminhando pelas cenas é o responsável pelas edições nos bastidores, é o o programador Yuji Hayashi, de 38 anos. A brincadeira faz parte de um hobby, já que ele faz essas edições no tempo livre.
Veja fotos de como seria Joinville durante o apocalipse
Apesar de ser uma realidade distante, filmes com temáticas apocalípticas e de zumbis sempre fizeram sucesso no cinema internacional, o que inspirou o morador de Santa Catarina.
— Nós, brasileiros, estamos sempre acostumados a ver produções estrangeiras, transformando grandes cidades em um cenário destruído. Poucas vezes vimos o Brasil. Eu sempre tive essa curiosidade de imaginar como seriam os cenários que conhecemos, transformado em um mundo fictício também. Belos cartões postais degradados com o tempo — destaca.
Além de Joinville, outras cidades também já viraram cenários das produções de Yuji, como Florianópolis e Curitiba.
Continua depois da publicidade
— Comecei escolhendo por cidades do ponto de vista de turista, mas percebi que o maior público é o próprio morador, que passa ou já passou por um certo ponto todos os dias. Já conhecia Joinville de outras passagens, então não poderia deixar essa cidade de fora — explica
Veja o vídeo do apocalipse em Joinville
Como produção é feita
Conforme Yuji, o vídeo final é o resultado de uma combinação de tecnologias. No primeiro vídeo que tentou fazer o programador se incluir na imagem dentro de uma cidade criada em um programa em 3D, mas a produção durava meses e o resultado não o deixava satisfeito.
— Então decidi que preciso ir até a cidade. Coloco o celular em um tripé e me filmo caminhando pelos pontos, para assim deixar o mais fiel possível. Depois, vem a magia — afirma.
Continua depois da publicidade
O fundo é transformado com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), para transformar o cenário em um lugar destruído pelo tempo.
— Tento manter cada detalhe possível, para que quem mora alí, saiba que aquele prédio ao lado de um ponto é exatamente o prédio que ele conhece — explica.
O próximo passo, com o fundo já animado, é incluir o personagem caminhando, ajustes de cor e inclusão dos zumbis. Depois, basta ajustar a trilha sonora e verificar os detalhes finais para que tudo pareça real.
Vídeo repercutiu na internet
Yuji compartilha todos os vídeos em um perfil nas redes sociais. A produção que recria o cenário de Joinville é um dos mais famosos, com mais de 200 mil visualizações e centenas de comentários.
Continua depois da publicidade
“Adorei, já vou me preparar”, brincou um dos seguidores. “Acho interessante pensar que um dia provavelmente vai ficar assim mesmo, só que sem zumbis, ou talvez com”, refletiu outro.
— Acredito que finalmente consegui fazer o que desejava e estou encontrando o meu nicho que tanto desejava. Eu me divirto bastante com os comentários sobre os memes de cada cidade, escutando os moradores e eles também me ajudam a ajustar e acertar nos próximos vídeos — destaca.
*Sob supervisão de Fernanda Silva





