O Valencia, time da Espanha, deu um passo muito importante e fundamental para a construção do Nou Mestalla, que ficou conhecido como o “maior estádio fantasma do mundo”, que é a instalação da estrutura da cobertura da arquibancada.
Continua depois da publicidade
Veja a instalação da cobertura do maior estádio fantasma do mundo
A coluna de aço conta com 38 metros e serão 50 no arredor de todo o estádio, que sustentarão o sistema composto por dois anéis de estruturas simples.
O anel externo consiste em vigas de aço espessas submetidas a intensas forças de compressão. O anel interno é composto por um sistema de cabos de dupla camada que opera sob alta tensão.
Esses dois anéis são conectados por 50 pares de cabos radiais, unidos por escoras de aço, que também operam sob tensão. Uma vez que o anel interno é içado e posicionado, os cabos radiais são tensionados e as forças entre os dois anéis são equilibradas, formando uma estrutura estável.
O processo de instalação da cobertura da arquibancada do estádio é considerado o mais complexo de toda a obra do Nou Mestalla. A etapa recebeu essa classificação por conta da engenharia usada para pensar na estrutura.
Continua depois da publicidade
A história por trás do maior estádio fantasma do mundo
Inicialmente, o planejamento do Valencia era de construir um dos estádios “mais modernos do mundo”. No entanto, o gigante se tornou um “estádio fantasma” desde 2009, quando as obras foram paralisadas.
Isso ocorreu por conta da grave crise financeira enfrentada pelo Valencia, que chegou a ter dívidas de mais de R$ 2 bilhões e também um empréstimo de R$ 550 milhões negado. Com isso, o clube decidiu deixar o sonho da nova casa de lado.
Dessa forma, o Nou Mestalla ficou abandonado por quase 15 anos e se tornou o “maior estádio fantasma do mundo”. A paralisação aconteceu com o “esqueleto” da estrutura já levantada.













