Já planejado, mas antes do que a gente esperava (ou gostaria). A eliminação do Brasil para a Croácia nos pênaltis nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar encerrou a passagem do técnico Tite pela seleção brasileira.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A esperança pelo hexa acabou com a derrota sofrida para os croatas, que encerrou também o ciclo do treinador pela Seleção.

— Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe. Agora, sim, foi um processo inteiro. Antes foi um processo de recuperação. Agora teve uma sequência inteira — disse Tite.

Técnico Tite
Tite deixa a seleção brasileira com mais de 80% de aproveitamento. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O treinador assumiu o Brasil em 2016, dois anos antes da Copa do Mundo da Rússia. Pela seleção brasileira, conquistou a Copa América de 2019. Em mundiais, foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final em 2018 e também na mesma fase para a Croácia, neste ano. 

Continua depois da publicidade

No histórico geral, foram 81 jogos, 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas, um aproveitamento de 80,2%.

Quem será o novo técnico do Brasil?

Até o momento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não informou o substituto de Tite — até por conta do andamento da Copa. Por enquanto, o que fica são as especulações de nomes para dirigir a Seleção para o próximo ciclo do mundial que será disputado com sede conjunta nos Estados Unidos, México e Canadá. 

Entre os nomes, estão Dorival Júnior, treinador que deixou o Flamengo ao final da temporada de 2022 depois de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Rubronegro; Abel Ferreira, campeão brasileiro com o Palmeiras, além de nomes como Zidane e Pep Guardiola.

Leia mais

Eliminação do Brasil na Copa do Mundo leva torcedores às lágrimas em Florianópolis

Maldição europeia: Brasil cai pela quinta vez seguida para uma seleção do velho continente

Destaques do NSC Total