Avaí e Figueirense disputam uma vaga na semifinal do Campeonato Catarinense. As equipes se enfrentam em jogo único na Ressacada, na próxima quarta-feira (05). Quem vencer, se classifica. Mesmo sendo um clássico, confrontos decisivos entre Leão da Ilha e Alvinegro do Estreito não é um fato raro, especialmente nos anos 2000.

Continua depois da publicidade

Responsáveis pela maior rivalidade de Santa Catarina, Avaí e Figueirense já protagonizaram algumas decisões nas últimas duas décadas. E seguindo um roteiro especial para um clássico com essa magnitude, os times celebraram conquistas e vitórias marcantes nas casas do adversário.

ENQUETE: quem pode decidir o clássico por Avaí e Figueirense?

O Avaí já comemorou um título estadual dentro do Estádio Orlando Scarpelli, enquanto o Figueirense levantou a Taça da Recopa Catarinense em plena Ressacada. São só alguns dos jogos marcantes do clássico que decidiu até mesmo vaga para a terceira fase da Copa do Brasil.

Avaí campeão no Scarpelli

Em 2012, Avaí e Figueirense decidiram o Campeonato Catarinense – por conta do regulamento da época, as equipes se enfrentaram na grande final mesmo que o Alvinegro tenha vencido os dois turnos (fato que, em anos anteriores, daria o título sem a necessidade de disputar uma decisão).

Continua depois da publicidade

O Avaí encaminhou o título já no primeiro confronto. Em grande atuação, fez 3 a 0 na Ressacada – gols de Nunes, Felipe Alves e Cléber Santana. No jogo da volta, no Orlando Scarpelli, nova vitória do Leão da Ilha, por 2 a 1, com gols de Cléber Santana e Laércio, e Deretti descontando para o Figueirense.

Com as duas vitórias, o Avaí garantia o título e, dentro da casa do principal rival, levantava a taça do Campeonato Catarinense pela 16ª vez.

Figueirense campeão na Ressacada

Se o Avaí comemorou um título dentro do Orlando Scarpelli em 2012, dez anos mais tarde foi a vez do Figueirense celebrar uma conquista na casa do rival.

Continua depois da publicidade

Um clássico decidiu a Recopa Catarinense de 2022, na Ressacada. O Avaí chegou a sair na frente, com Matheus Ribeiro. Mas com dois gols de Oberdan e um de Gustavo Índio, o Figueirense virou o jogo e comemorou o título da Recopa dentro da casa avaiana.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

CLÁSSICO: confira os números de Avaí e Figueirense na temporada de 2025

Foi o segundo título da Recopa por parte do Figueirense, que já havia vencido a competição em 2019, quando superou o Brusque, por 1 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli.

Clássico pela Copa do Brasil

Avaí e Figueirense também fizeram dois confrontos históricos pela Copa do Brasil. Na temporada de 2015, os times da capital se enfrentaram na segunda fase da competição. E o Furacão levou a melhor.

Continua depois da publicidade

No jogo de ida, na Ressacada, vitória do Avaí por 1 a 0, com gol de Anderson Lopes. Mas, no segundo confronto, disputado no Estádio Orlando Scarpelli, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso garantiram o triunfo Alvinegro por 2 a 0 e a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil.

Confira todos os clássicos eliminatórios nos anos 2000

No retrospecto dos clássicos decisivos nos anos 2000, quatro vitórias para o Avaí, três vitórias o Figueirense e dois empates.

  • 2022: Recopa Catarinense (jogo único) – Avaí 1×3 Figueirense
  • 2015: Copa do Brasil (jogo de volta da 2° fase) – Figueirense 2×0 Avaí
  • 2015: Copa do Brasil (jogo de ida da 2° fase) – Avaí 1×0 Figueira
  • 2012: Catarinense (jogo de volta da final) – Figueirense 1×2 Avaí
  • 2012: Catarinense (jogo de ida da final) – Avaí 3×0 Figueirense
  • 2011: Catarinense (semifinal returno) – Figueirense 0x2 Avaí
  • 2010: Catarinense (final returno) – Avaí 1×1 Figueirense
  • 2002: Catarinense (final returno jogo de volta) – Figueirense 0x0 Avaí
  • 2002: Catarinense (final returno jogo de ida) – Avaí 1×3 Figueirense