O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu todos os 295 municípios de Santa Catarina em um alerta amarelo de perigo potencial para tempestade até esta segunda-feira (16). O aviso alerta para a possibilidade volumes de chuva de até 50 milímetros em um único dia e ventos intensos tanto no Estado catarinense quanto no Rio Grande do Sul, além de partes do Paraná e São Paulo.
Continua depois da publicidade
De acordo com o órgão, há chance de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos fortes que podem variar entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. Apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Veja quais as regiões afetadas em cada estado
Santa Catarina (SC)
- Serrana
- Oeste Catarinense
- Vale do Itajaí
- Grande Florianópolis
- Norte Catarinense
- Sul Catarinense
Rio Grande do Sul (RS)
- Sudoeste Rio-grandense
- Noroeste Rio-grandense
- Centro Ocidental Rio-grandense
- Metropolitana de Porto Alegre
- Sudeste Rio-grandense
- Nordeste Rio-grandense
- Centro Oriental Rio-grandense
Paraná (PR)
- Metropolitana de Curitiba
- Centro Ocidental Paranaense
- Sudoeste Paranaense
- Sudeste Paranaense
- Centro-Sul Paranaense
- Oeste Paranaense
- Norte Central Paranaense
- Centro Oriental Paranaense
Continua depois da publicidade
São Paulo (SP)
- Itapetininga
- Litoral Sul Paulista
O que fazer em caso de tempestade?
Como será o tempo na segunda-feira?
De acordo com a Defesa Civil, instabilidades em baixos e médios níveis da atmosfera, somados à presença de ar quente e úmido, continuam deixando o tempo instável em Santa Catarina nesta segunda-feira (16).
A chuva pode ser pontualmente intensa em um curto período de tempo, especialmente entre a tarde e à noite. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas à alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Em relação às temperaturas, as máximas continuam altas, podendo chegar aos 34°C no Oeste e aos 36°C em áreas do Litoral.
Continua depois da publicidade







