Parece notícia velha, mas não é. A BR-101, em Itapema, voltou a ser palco de uma confusão envolvendo torcida organizada. Desta vez, a Guarda Municipal barrou dois ônibus após denúncias de baderna e atos de vandalismo no trajeto. O caso ocorreu por volta das 17h45min desta quarta-feira (7).

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Itapema informou tratar-se da torcida organizada do Figueirense, que saiu de Florianópolis e estava a caminho de Joinville. Integrantes do grupo teriam jogado garrafas na estrada, colocado o corpo para fora dos ônibus e ainda circularam com portas abertas.

Todos os integrantes da organizada passaram por processo de identificação pelos agentes, como ocorreu em dezembro do ano passado envolvendo torcedores do Santos. Um deles tinha um mandado de prisão em aberto. A Guarda Municipal proibiu os ônibus de seguir viagem.

O grupo foi reconduzido para a Capital, de acordo com o governo de Itapema. Em nota enviada à imprensa, a prefeitura disse que “não compactua com atos de desordem e que as forças de segurança seguem atuando de forma firme e responsável para preservar a tranquilidade no município”.

A Gaviões Alvinegros publicou nota nas redes sociais. Disse que a ação dos agentes foi midiática, viola o direito de ir e vir e frisou não haver “ordem judicial, flagrante delito ou qualquer fundamento legal que justificasse a restrição coletiva imposta à nossa torcida”.

Continua depois da publicidade

Questionou ainda: “Onde estão os registros oficiais, boletins de ocorrência ou qualquer elemento concreto que sustente tais acusações relacionadas à atuação coletiva da torcida?”

O Figueirense venceu por 3 a 2 o Joinville na noite desta quinta (8) pela primeira rodada do Campeonato Catarinense.