Até esta quarta-feira, dia 5 de novembro, Santa Catarina já registrou 12 tornados em 2025. A incidência do fenômeno neste ano já é muito maior do que no ano de 2024, quando apenas um tornado foi registrado no Estado. Na segunda-feira (3), o mais recente tornado de SC partiu árvores e causou destruição em Itaiópolis, cidade do Planalto Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
Ainda não há explicação sobre o aumento da incidência de fenômeno neste ano, de acordo com técnicos da Defesa Civil catarinense. Para indicar um possível crescimento ou queda, seria necessário realizar uma análise climatológica com dados dos últimos 30 anos.
Tornados em SC
Nos últimos três anos, Santa Catarina registrou 22 ocorrências de tornados. Foram nove em 2023, um em 2024 e 12 em 2025. Avaliando todo o período, houve um aumento de cerca de 33% na incidência do fenômeno.
Veja fotos
Dados da Defesa Civil mostram que 23 cidades foram atingidas por tornados no período, como Santo Amaro da Imperatriz, Garuva e Lages. Os fenômenos são mais propícios de acontecer durante a primavera, mas, conforme ressaltam os técnicos do órgão estadual, os eventos também podem aparecer em outras épocas do ano.
Ainda conforme a Defesa Civil, a região centro-sul da América do Sul, que inclui o Oeste de Santa Catarina, é a segunda região do planeta mais favorável à formação de tempestades severas, como os tornados.
Continua depois da publicidade
— Isso ocorre pois o Sul do Brasil se encontra em uma região de encontro de massas de ar quentes e úmidas com massas de ar frias e secas. Essa diferença favorece a desestabilização da atmosfera, e quanto maior o contraste dessas massa de ar, maior o potencial para formação de tempestades — explica a Defesa Civil.
Como são formados os tornados
O meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil, exemplifica que os tornados são semelhantes aos que vemos nos filmes, com uma nuvem funil.
— Sai da base da nuvem, você vê a nuvem assim de longe, começa a descer um funil que encosta no solo. E aí qual é o potencial de destruição disso? Ele consegue levantar muita coisa, ele suga assim as coisas do chão, então consegue arrancar telhados, telhas, torcer árvores. Às vezes, parte árvores muito resistentes ao meio, consegue arremessar carros, então é um tipo de fenômeno que, dependendo da intensidade, ele é bastante destrutivo — comenta.
Quais cidades foram atingidas por tornados nos últimos 3 anos
- Balneário Gaivota;
- Barra Bonita;
- Belmonte;
- Campo Alegre;
- Campos Novos;
- Descanso;
- Garuva;
- Itá;
- Itaiópolis;
- Lages;
- Lajeado Grande;
- Palmitos;
- Passos Maia;
- Rio das Antas;
- Sangão;
- Santa Cecília;
- Sombrio;
- Santo Amaro da Imperatriz;
- São José do Cerrito;
- Seara;
- Tubarão;
- Urupema;
- Xavantina.
Continua depois da publicidade
Tornado em Itaiópolis
Após investigação da Defesa Civil, foi constatado que o fenômeno que atingiu Itaiópolis, durante a segunda-feira (3), foi um tornado, que tocou o chão e causou estragos na cidade. Ventos fortes foram registrados durante a passagem do temporal, com rajadas de até 80,5 km/h por volta das 14h55min.
No município, a tempestade adquiriu características supercelulares, passando a apresentar rotação e ainda mais intensidade, com potencial de causar chuvas intensas, rajadas de vento severas e granizo de tamanho significativo
As imagens dos estragos feitos com drone pelo Coordenador Regional de Defesa Civil de Canoinhas mostram ainda danos na vegetação em forma de rastro, com muitas árvores tombadas em diferentes sentidos, outras decepadas ao lado de intactas, um galpão parcialmente destruído e uma residência que teve todo seu telhado destruído. .
Conforme a Defesa Civil, a influência de áreas de baixa pressão e ventos mais intensos em diferentes níveis da atmosfera, somada a disponibilidade de calor e umidade, promoveram a formação de alguns temporais em diversas regiões do estado, especialmente entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Continua depois da publicidade










