Um tornado foi confirmado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no município de Flores da Cunha na noite de segunda-feira (8) após ventos fortes terem provocado estragos em praticamente toda a cidade. Segundo o órgão, os ventos passaram de 100 km/h.
Continua depois da publicidade
Os bairros Otávio Rocha, Travessão do Carvalho e Alfredo Chaves foram os mais afetados. Alfredo Chaves teve parreirais, estufas e uma vinícola, danificados pelo vento, com uma igreja e o salão da comunidade destelhados. Ao menos 43 casas tiveram danos.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno foi confirmado após a análise de imagens do local obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres. Imagens aéreas mostram os danos, com os destroços sendo jogados em diferentes direções o que, segundo o órgão, indica que houve um tornado no local.
Às 17h30min, imagens mostravam, também, que uma tempestade com alta refletividade estava sobre Flores da Cunha. Cerca de 20 minutos antes, o Centro de Operações havia enviado um alerta laranja para a região, indicando potencial para tempestade, vento, granizo.
Entrega de lonas, antenas e geradores
No final da segunda-feira e no início de terça-feira (9), a Defesa Civil entregou lonas para distribuição para as residências atingidas, além da disponibilização de geradores de energia, antenas e motobomba.
Continua depois da publicidade






