Santa Catarina é um estado com tradições muito diferentes em cada região. Uma das justificativas para essa diversidade está na época da colonização: enquanto os açorianos povoaram a região litorânea do Estado, os alemães se dividiram com os italianos nas regiões do vale, serra e oeste catarinense. As influências dessa época perduram em dialetos e, principalmente, na gastronomia.

Continua depois da publicidade

​​​Sabor Catarina: fique por dentro do agro que alimenta nosso Estado​​​

Dos cozidos às polentas, vamos fazer um tour pelas regiões de Santa Catarina com dicas imperdíveis para serem compartilhadas por todo o Estado. Confira!

Litoral – Cozido à Portuguesa

Toucinho
Toucinho defumado é um dos ingredientes do Cozido à Portuguesa (Foto: Pixabay)

A presença dos portugueses e açores ditou a culinária litorânea. Devido a localização geográfica, os pescados são as principais estrelas dos pratos desta região e a Ostra se tornou símbolo da gastronomia local.

Entretanto um prato, em especial, carrega a influência europeia e se caracteriza como uma das iguarias mais tradicionais na mesa dos catarinenses dessa região: o Cozido à Portuguesa. A receita de paladares intensos, com grande variedade nas carnes e nos legumes, é típica da região de açores, em Portugal, e é uma tradição mantida entre os descendentes. Apesar do tempo de preparo ser longo, devido ao cozimento lento das proteínas, o prato é simples de fazer.

Continua depois da publicidade

Ingredientes:

200g carne bovina

200g carne suína

300g carne de frango

1 linguiça

150g toucinho defumado

400g couve

4 batatas

2 nabos

4 cenouras

3 dentes de alho

Preparo:

Lave bem as carnes e coloque-as numa panela de pressão durante 25 minutos. Depois de cozidas, reserve as carnes e o caldo. Lave e corte em pedaços a couve, descasque e corte ao meio as batatas, os nabos, as cenouras e os alhos e coloque-os numa panela. Junte as carnes previamente cozidas e cubra até metade com água. A outra metade, com o caldo da cozedura das carnes. Cozinhe durante 15 minutos, ou até os legumes ficarem no ponto. Retire as carnes e corte-as em pedaços. Coloque as carnes e os legumes numa travessa larga e sirva.

Vale do Itajaí – Eisbein

Eisbein
Eisbein assado (Foto: Divulgação)

A região mais Alemã de Santa Catarina tem na gastronomia típica a carne suína como protagonista (além do Marreco, que também se destaca em diversos preparos da culinária alemã). São diversas receitas que levam a proteína no prato principal, aproveitando todas as peças da carne suína, como o joelho e a orelha.

Os acompanhamentos, como chucrute, que é uma conserva de repolho, também se destacam nessa região e conquistam os turistas de todo o país, que visitam os municípios do Vale do Itajaí com rotas gastronômicas bem definidas. Um prato de destaque, e que atrai muitos curiosos, é o Eisbein. A receita nada mais é que o joelho cozido por algumas horas, e que fica extremamente saboroso no final.

Ingredientes:

1 joelho suíno (500g)

2 talos de alho-poró fatiados

3 dentes de alho

1 cebola

3 xícaras de caldo de carne

2 colheres de sopa de salsinha picada

1 colher de sopa de cebolinha verde picada

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Em uma panela coloque todos os ingredientes. Deixe em fogo médio por cerca de 1 hora e 45 minutos. Retire o joelho da panela e leve ao freezer por mais 1 hora e 30 minutos. Aqueça o forno a 250°C e, com o joelho ainda gelado, asse-o por 20 minutos ou até dourar. Sirva acompanhado de chucrute.

Continua depois da publicidade

Serra catarinense – Entrevero

Pinhão
Pinhão é um ingrediente versátil que pode ser utilizado de diversas formas (Foto: Pixabay)

Na região da Serra, principalmente devido ao tempo mais frio e as condições geográficas, o pinhão ganha destaque em quase todas as receitas típicas. Desde farofa à base da semente, até pratos mais elaborados, as receitas que levam pinhão são simples de serem feitas.

Um dos pratos mais consumidos nessa região é conhecido como entrevero, combinando diversos tipos de proteína e a semente típica da serra catarinense numa receita que mistura as influências campeiras com as tradições italianas.

Ingredientes

1/2 kg de alcatra, cortada em cubos

1/2 kg de carne suína, cortada em cubos

1/2 kg de linguiça

100 g de bacon em cubos pequenos

1/2 kg de pinhão cozido e cortado ao meio

2 cebolas picadas

8 dentes de alho picados

1 pimentão verde em cubos

1 pimentão vermelho em cubos

1 cenoura em rodelas

3 tomates em cubos

Óleo

Salsinha

Sal a gosto

Preparo:

Refogar as carnes pouco a pouco. Reservar. Em uma panela, de preferência de ferro, refogar o bacon em um pouco de óleo. Juntar os pimentões e a cebola e refogar bem. Juntar o alho até dourar. Depois juntar a carne, o pinhão e o tomate, misturar e checar o sal. Colocar por cima um pouco de salsinha e servir com arroz branco.

Oeste catarinense – Tortéi

Na região Oeste de Santa Catarina a tradição gastronômica tem muita influência gaúcha e argentina, devido à proximidade geográfica. Mas algumas receitas ganham destaque em preparos únicos desta região, como o Tortéi. A massa recheada de abóbora cabotiá é um clássico da culinária italiana originário da região da Lombardia, mas é na região sul do Brasil que está mais presente na mesa das famílias, principalmente de imigrantes da Itália.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Recheio

500g de abóbora cabotiá cozida e amassada ainda quente

1 xícara de queijo ralado

Raspas de noz-moscada

1 cebola média picada

Cravo-da-índia a gosto

Molho

½ kg de peito de frango cozido desfiado

1 cebola média

2 dentes de alho

2 tomates sem pele e sem semente picados

Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

100g de polpa de tomate

Massa

1kg de farinha de trigo

2 ovos

Sal a gosto

5 colheres de água

1 colher de óleo de soja

Modo de preparo

Recheio

Cozinhe a abóbora picada com casca até ficar macia. Retire e escorra toda a água. Tire a casca e amasse a abóbora, coloque os temperos e misture bem.

Molho

Doure a cebola e o alho com um fio de azeite de oliva, acrescente a polpa de tomate e os outros ingredientes, deixando cozinhar por cinco minutos.

Massa

Misture todos os ingredientes e adicione a água até dar o ponto da massa elástica. Abra a massa com um rolo e coloque o recheio de abóbora, fechando em forma de um pastel. Cozinhe em água fervente até os tortéis subirem para a borda da panela. Retire e intercale os tortéis e o molho. Finalize com molho.

No portal Sabor Catarina você também confere outras receitas inspiradas nos pratos típicos do nosso Estado e, principalmente, que tem os produtos catarinenses como protagonistas — considerando nossa referência em produção de carne suína e de frango de qualidade.

Continua depois da publicidade

Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content

Destaques do NSC Total