Um trabalhador de uma granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, foco do primeiro caso de gripe aviária no Brasil, está em isolamento domiciliar após ter contato com aves doentes e apresentar sintomas gripais. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já investiga sete casos de gripe aviária em animais no país, com dois novos possíveis focos em Eldorado dos Carajás, no Pará, e em Derrubadas, também no RS.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde gaúcha, em uma nota emitida na segunda-feira (19), foi realizada uma coleta de amostra enviada ao laboratório Fiocruz, referência nacional para vírus respiratórios. O resultado será liberado ainda nesta semana, segundo o comunicado.
Outros funcionários expostos a aves doentes na granja também estão sendo monitorados. O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humanos.
Segundo o Mapa, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e “o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, disse, em nota.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina tem caso suspeito
Na segunda-feira, três casos no país que eram suspeitos foram descartados, sendo eles em Gracho Cardoso (SE), Nova Brasilândia (MT) e Triunfo (RS). O monitoramento segue em Ipumirim, em Santa Catarina, Aguiarnópolis (TO), Estância Velha (RS), Salitre (CE), Eldorado dos Carajás (PA) e mais dois no Rio Grande do Sul.
*Com informações do Metrópoles, O Globo e g1
Leia também
Como é a estrutura de SC para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais
Gripe aviária: governo do RS decreta emergência e granja destrói ovos

