publicidade

Cotidiano
Navegue por

Rescisão

Trabalhadores bloqueiam acesso às obras no aeroporto de Florianópolis reivindicando pagamento

Funcionários de empresa terceirizada, dispensados no dia 8 de março, pedem recebimento da rescisão após prazo ter encerrado na segunda-feira (18)

19/03/2019 - 13h46 - Atualizada em: 19/03/2019 - 14h03

Compartilhe

Karollayne
Por Karollayne Rosa
Protesto ocorreu nesta terça-feira de manhã
(Foto: )

Trabalhadores bloquearam o acesso às obras do novo terminal do aeroporto de Florianópolis na manhã desta terça-feira (19). A manifestação teve início às 6h da manhã, com uma barricada feita por materiais plásticos utilizados nas obras. O desbloqueio da via aconteceu por volta do meio-dia.

Entre os funcionários, estavam trabalhadores contratados e terceirizados da empresa brasiliense EPC Construções, prestadora de serviços à Racional Engenharia, responsável pela terraplanagem e pavimentação das obras realizadas pela Floripa Airport.

Conforme Caio Teixeira, que trabalhava para a EPC, os funcionários teriam sido dispensados no dia 8 de março, sem que houvesse uma justificativa, e a empresa não teria cumprido o prazo de pagamento estabelecido.

— O último dia para o pagamento foi ontem, dia 18, mas até agora não recebemos nossa rescisão. Queremos receber os dias trabalhados, o fundo de garantia e a multa pelo atraso — afirma.

José Carlos dos Santos Ferreira, outro funcionário, conta que até esta terça-feira a empresa não tinha dado baixa na carteira dos funcionários.

— A maioria veio das regiões Norte e Nordeste do país para trabalhar na obra e precisam do dinheiro da rescisão para voltar para casa — conta.

Funcionários de empresas contratados pela EPC também estavam reivindicando pagamento. O trabalhador autônomo Welington de Azevedo, dono de caminhões que prestavam serviço à empresa, conta que várias empresas de transporte trabalhavam para a EPC. Todas foram dispensadas no dia 28 de fevereiro de acordo com ele.

— Nós chegamos para trabalhar na manhã e perto do meio-dia eles falaram que iam dispensar nosso trabalho. Mandaram os caminhões embora e deixaram três dos meus trabalhando. No fim do dia, mandaram embora também — conta.

Welington afirma que o prazo dado pela empresa para pagamento também era segunda-feira (18), mas até o momento não recebeu.

— A EPC disse que era só emitir nota que a Racional pagaria. Mas a Racional quer a medição (documento que registra os dias trabalhados) para avaliar quanto será pago. Eles pediram isso ontem— diz.

Protesto no Floripa Airport
Trabalhadores cobram pagamentos de direitos trabalhistas
(Foto: )

Racional Engenharia afirma que pagará funcionários e acionará empresa na Justiça

A Racional Engenharia — para a qual a EPC Construções prestava serviços — afirma que cumpriu o contrato com a EPC e os pagamentos referentes aos serviços da obra.

— A EPC Construções, apesar de ter recebido o valor por todos os serviços prestados e ser financeiramente estável e com 14 obras em andamento no Brasil, de acordo com informações no site da companhia, não cumpriu com o pagamento aos seus funcionários — afirmou por meio de nota.

A Racional afirma que irá pagar os funcionários da EPC ainda nesta terça-feira e acionará a empresa judicialmente em busca do ressarcimento do valor.

O diretor de projeto do Floripa Airport, Admilson Reis, reafirma que a EPC Construções não vinha cumprindo as exigências contratuais.

De acordo com ele, uma reunião marcada para esta terça, na Justiça do Trabalho, tem como objetivo um acordo entre a EPC e a Racional. Entretanto, independentemente do que ficar definido, ele reafirmou o pagamento aos trabalhadores.

— Hoje, imediatamente após essa reunião com a EPC na Justiça do Trabalho, nós vamos quitar essa obrigação da EPC com os funcionários que estão sendo prejudicados, assim como nós, e na sequência vamos judicializar essa cobrança — disse, ressaltando que todos os serviços prestados até o momento foram devidamente quitados pela Floripa Airport e pela Racional Engenharia.

A reportagem entrou em contato com a EPC Construções, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação