A coleta de lixo foi paralisada na manhã desta quarta-feira (28) em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. Trabalhadores responsáveis pelo serviço suspenderam as atividades alegando atraso no repasse do vale-alimentação.

Continua depois da publicidade

Segundo os funcionários, a mobilização começou ainda na terça-feira (27), mas a paralisação total da coleta ocorreu no início da manhã desta quarta. Nas redes sociais, trabalhadores relataram que nenhum caminhão saiu para atender o município e que o atraso no benefício teria motivado a suspensão do serviço.

No início da manhã, funcionários também afirmaram que enfrentaram dificuldades para registrar o ponto e que sentem incertezas quanto à situação contratual.

Em nota, a Prefeitura de Garopaba informou que está em dia com todos os pagamentos previstos em contrato com a empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos urbanos. Segundo o governo municipal, os repasses foram realizados dentro dos prazos acordados e eventuais atrasos no pagamento aos trabalhadores seriam de responsabilidade da prestadora de serviços.

A administração municipal também informou que a Secretaria de Infraestrutura está adotando medidas administrativas, incluindo a formalização de ofícios, para garantir a retomada do serviço essencial à população.

Continua depois da publicidade

Paralisação na coleta de lixo em Garopaba ocorreu após bloqueio judicial em contas da empresa

Conforme informações divulgadas no Jornal do Almoço, a empresa responsável pela coleta explicou que um bloqueio judicial recente nas contas bancárias, relacionado ao proprietário da empresa, teria impossibilitado temporariamente o pagamento do vale-alimentação. A empresa afirmou que considera o bloqueio indevido.

Ainda segundo a prestadora do serviço, após o pagamento de faturas pelo município de Garopaba, os valores foram liberados, o que permitiu a regularização do vale-alimentação e da folha de pagamento dos funcionários. A empresa informou também que, neste momento, não há demissões em andamento.