Os pontos mais críticos da SC-401, no Norte de Florianópolis, tiveram a terceira pista liberada nesta quinta-feira (18). A medida tem como objetivo desafogar o trânsito na região e faz parte do pacote de obras que é realizado na via.

Continua depois da publicidade

No sentido Centro — Bairro, a liberação é total, ou seja, a via em obras foi liberada para o tráfego, a partir da altura do viaduto do João Paulo e segue por toda extensão. Entretanto, sinalizações, placas e acabamentos ainda devem ser concluídos ao longo dos próximos meses.

— Falta fazer acabamentos, mas como o verão chegou, as pessoas precisam usar — afirmou o governador Jorginho Mello (PL), em entrevista ao Bom dia SC, da NSC TV.

Já no trecho Bairro — Centro, o trânsito ficará 80% livre na terceira faixa, com interrupções em pontos que ainda necessitam de ajustes, como é o caso da subida do Morro das Madeireiras, na altura do Cemitério Jardim da Paz. No local, ainda é necessário retirar as rochas das encostas para ampliar a via.

Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), as obras serão paralisadas para recesso nesta sexta-feira (19), com data de retorno no dia 12 de janeiro. Neste período, não haverá maquinário ou trabalhadores na pista.

Continua depois da publicidade

Veículos pesados com restrição de circulação

Ainda como maneira de aliviar o trânsito da região, a administração estadual e a Prefeitura de Florianópolis decidiram antecipar a proibição de veículos pesados na SC-401 durante os meses de Alta Temporada de Verão.

A restrição passou a valer no dia 15 de dezembro e segue até 22 de fevereiro de 2026, apenas para as pistas no sentido Centro — Bairro. A determinação visa minimizar o impacto do grande volume de tráfego durante a temporada de verão.

“Os veículos pesados, além de naturalmente reduzirem a velocidade da via, representam o maior percentual de ocorrências relativas à quebra ou problemas mecânicos que acabam por interromper o fluxo, e prejudicar ainda mais a mobilidade”, justifica o governo de SC.

A medida vale para veículos pesados com PBT acima de 23 toneladas, exceto ônibus e micro-ônibus, englobando o ponto mais crítico da rodovia SC-401, no Morro do Monte Verde, iniciando no Km 19,1 e  finalizando no Km 16,8. O horários de trânsito restrito são das 9h às 13h, e das 16h às 20h.

Continua depois da publicidade

O que mudará com a finalização do projeto da SC-401

O projeto inclui a construção de três faixas por sentido, vias marginais com pista dupla nos dois lados da rodovia, cerca de 6,2 quilômetros de ciclovia e novas calçadas.

Também estão previstas três passarelas para pedestres, além da revitalização de cinco interseções, com implantação de viadutos e rotatórias para melhorar o acesso aos bairros próximos. A entrega total está prevista para setembro de 2026.