Florianópolis abriu, na segunda-feira (15), o credenciamento de empresas interessadas em prestar serviços de transporte de passageiros até a Ilha do Campeche, um destino paradisíaco com forte demanda durante a temporada de verão e conhecido como o “Caribe catarinense”. Além disso, foi estabelecido o valor máximo de R$ 150 por pessoa, para ida e volta.

Continua depois da publicidade

Com a gestão da Ilha do Campeche sob responsabilidade da administração municipal, o controle de acesso e respeito ao limite diário de 800 visitantes foi reforçado.

Parte dessas vagas é operada por associações já credenciadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), enquanto até 120 vagas diárias são destinadas ao acesso por meios próprios ou transporte autorizado.

— No caso do transporte comercial, é necessário que a empresa esteja credenciada junto à prefeitura pelo processo que abrimos, o que costuma ser a melhor opção para grupos maiores — explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

O novo credenciamento permite que empresas interessadas operem dentro dessa cota, oferecendo transporte regular com valor máximo de R$ 150 por pessoa (ida e volta). O objetivo é ampliar as opções de acesso à ilha, garantindo segurança, regularidade e preços mais acessíveis.

Continua depois da publicidade

— O pagamento do visitante é feito diretamente à operadora, incluindo o deslocamento e o voucher de acesso à Ilha. Agora quem optar por ir com embarcação própria, por exemplo, com amigos ou família, não precisa de credenciamento. Basta emitir a autorização de visitação no site da Prefeitura — orienta Alexandre Waltrick.

Credenciamento de empresas de transporte

Podem participar apenas pessoas jurídicas que atendam aos requisitos do edital, incluindo documentação completa, embarcação registrada e em perfeitas condições de navegabilidade, além de tripulação habilitada e manutenção preventiva em dia.

As rotas e pontos de embarque autorizados são Armação, Campeche e Barra da Lagoa, com entrada na Ilha permitida entre 9h e 17h.

As empresas credenciadas também deverão reservar duas vagas diárias gratuitas para colaboradores da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), mediante comprovação de vínculo, garantindo suporte às ações de gestão e fiscalização da Unidade de Conservação.

Continua depois da publicidade

A lista será atualizada no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), no site da Prefeitura e no site do órgão responsável.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura e a documentação para credenciamento deve ser enviada para gerencialicitacao@pmf.sc.gov.br.

Confira fotos da Ilha do Campeche