A minuta do edital de licitação do transporte coletivo de Joinville foi enviada pela prefeitura ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (13). Esta é a última etapa antes do lançamento, uma vez que, após a análise do órgão, o edital pode ser publicado.
Continua depois da publicidade
Veja como vai ser o novo transporte coletivo de Joinville
Segundo a prefeitura, os documentos foram protocolados eletronicamente. A partir de agora, o Tribunal de Contas pode fazer as considerações e devolver o processo ao município para que faça ajustes, caso seja necessário. Após o retorno do documento, a prefeitura deve providenciar os ajustes e está apta para publicar o edital.
A estimativa é de que o edital seja devolvido à prefeitura de Joinville em até 60 dias, conforme relatou Antonio Felipe Oliveira Rodrigues, Auditor de Controle Externo do TCE, em entrevista à CBN Joinville em janeiro deste ano.
Em agosto de 2023, a prefeitura apresentou detalhes do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob), nome dado para o novo modelo do transporte coletivo da cidade. Nele, o cronograma mostrava que a análise do TCE deveria acontecer em dezembro do mesmo ano, o que não ocorreu.
Continua depois da publicidade
Entre as melhorias no novo modelo de transporte coletivo está previsto wi-fi, monitoramento com câmeras e ar-condicionado em todos os veículos, reforma completa dos terminais de ônibus e manutenção dos abrigos para passageiros.
A licitação só ocorre após o aval do tribunal, que é obrigatório por se tratar de concessão de serviço público.
Leia mais
Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas de até 50 mm em regiões catarinenses até sexta
Ferrovia de 110 km em SC tem custo estimado em R$ 2 bilhões para construção
Como São Bento do Sul fatura milhões com “fábricas dos sonhos” para EUA e Europa