nsc
    dc

    CLUBE NSC

    Faça exercícios físicos em casa com dicas dos parceiros do Clube NSC

    Profissionais da Better You Academia e da Equipe Ivana Henn ajudam você a manter a forma

    17/07/2020 - 17h01 - Atualizada em: 17/07/2020 - 17h09

    Compartilhe

    Iuri
    Por Iuri Barcellos
    Treine em casa com dicas do Clube NSC
    Entender os limites físicos e criar uma rotina de treinos são dicas fundamentais para cuidar do corpo em casa
    (Foto: )

    A prática de exercícios físicos em academias e espaços de saúde é uma das atividades afetadas pelo distanciamento social em meio à pandemia do novo coronavírus. Durante o período em casa, as atividades sofreram adaptações e se adequaram a uma outra realidade, como a falta de espaço, a falta de equipamentos adequados e até ao acompanhamento profissional feito à distância. Para ajudar as pessoas que estão adotando novos hábitos de vida e praticando exercícios físicos dentro de casa, dois parceiros do Clube NSC dão dicas de como deixar as atividades mais seguras e eficientes. Bruno Lucatto, instrutor e personal trainer da Better You Academia, e Vinícius Wedy, personal trainer da Equipe Ivana Henn, contam os pontos importantes que devem ser observados enquanto se pratica exercícios físicos em casa.

    > Cinco exercícios básicos para realizar em casa - e os erros mais comuns

    Praticar exercícios em casa requer alguns cuidados básicos, antes de iniciar a prática o que é importante observar? Vinícius Wedy: Quando vamos iniciar um exercício em casa, devemos ter algumas precauções, como tentar criar uma rotina de treino, fazer os exercícios no mesmo horário todos os dias e se alimentar antes dos treinos. Da mesma forma, arrumar um local apropriado e manter os mesmos hábitos que faria para ir em uma academia, como ter uma garrafinha de água e vestir roupas adequadas. Como o treino será em casa podemos iniciar com um aquecimento geral — polichinelo, polichinelo frontal, corrida parada. E depois aquecer com movimentos específicos — flexão de braços, agachamentos. Quando realizamos o aquecimento geral e específico a temperatura corporal aumenta, fazendo que a musculatura relaxe o suficiente para evitar lesões durante o exercício.

    Quais exercícios são mais indicados para fazer em casa? Bruno Lucatto: Existe uma grande variedade de exercícios mais simples para fazer em casa. Por exemplo, apoio, agachamento, afundo, elevação de quadril, abdominal entre outros. E todas pessoas podem praticar os movimentos dentro seus limites, sem exceção. Só é importante observar que cada indivíduo é único, então temos que ter consciência durante a prescrição dos exercícios. O que pode ser bom para um, talvez não seja bom para outro. Exercícios de alongamentos, mobilidades são sempre bons para a adaptação do corpo ao treino.

    Há alguma dica especial para quem mora em apartamento, por exemplo? Vinícius Wedy: Hoje já não tem mais desculpas para não treinar, qualquer espaço da casa que a pessoa consiga dar dois passos pra frente e para trás e dois passos para os lados, já é o suficiente para ter um treino bem planejado. Se conseguir optar por um local arejado, com boa circulação de ar, um espaço livre de obstáculos que possam causar acidentes e não atrapalhar os movimentos, melhor ainda.Se for realizar em algum lugar ao ar livre, como quintal, jardim, terraço… é bom ter um plano B, pois pode chover. Quando realizamos exercícios em casa o fato de estarmos disponível e acessível para outras pessoas pode atrapalhar no tempo das séries e concentração, tente se conectar ao treino.

    Pode-se utilizar de objetos domésticos durante a prática? Bruno Lucatto: Sim. Dá para usar cabo de vassoura, banco, cadeira, sofá e o peso corporal. Por exemplo, banco e cadeira podem ser utilizados para sentar e levantar, apoio com os pés, tríceps banco, step up, afundo. O sofá pode servir para subir e descer com uma perna, agachamentos, flexões de braço com os braços do sofá.

    Você pode aproveitar de todo auxílio e acompanhamento com os parceiros do Clube NSC. A Better You traz em sua marca os pilares da saúde física, mental e espiritual, respeitando limites e objetivos individuais. A academia oferece 10% de desconto para sócio do Clube NSC sobre o valor dos planos. Já a com a Equipe Ivana Henn você conta com o acompanhamento dedicado de profissionais de quatro segmentos: personal trainer, pilates, grupo de corrida e fisio estética. Sócios do Clube NSC têm 10% de desconto sobre o serviço. Conheça esses e outros parceiros desse segmento no clubensc.com.br.

    >Saiba o que você deve comer antes e depois de praticar exercícios

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas