Com três anos de antecedência, o Avaí deu início, oficialmente, à produção de um livro sobre o centenário do clube, que será comemorado em 2023. Os historiadores Adalberto Jorge Kluser, Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras são os responsáveis pela obra. O trio já tem uma publicação feita sobre o Leão da Ilha.

Continua depois da publicidade

— A ideia é fazer um livro que retrate os primeiros 100 anos de história do Avaí. O Adalberto Jorge Kluser, o Felipe Matos e eu somos os autores do livro “O Time da Raça- Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube”, que contou os primeiros 90 anos, e a ideia agora é retratar o século. Temos bastante material — comenta Spyros Diamantaras, presidente do conselho deliberativo azurra.

A autorização para pesquisa e elaboração do livro foi assinada pelo presidente Francisco José Battistotti durante o evento virtual de lançamento do novo uniforme do clube. Nos próximos anos, o trio de historiadores irá reunir os materiais que já possuem e novas pesquisas na publicação centenária. Spyros Diamantaras espera dar orgulho aos torcedores avaianos.

— A ideia é fazer um livro com capa dura, que mereça todo destaque que o Avaí requer. Vamos contar tudo que aconteceu de importante no período, jogos, gols, personalidades, as conquistas, como o Avaí se inseriu neste contexto na cidade e no Estado. Queremos fazer um trabalho que o torcedor se orgulhe de folhear um livro sobre a história do Avaí — projeta Diamantaras.

Fundado em Florianópolis no dia 1º de setembro de 1923, o Avaí se planeja com antecedência para a comemoração do centenário. Campeão brasileiro da Série C em 1998 e 17 vezes campeão catarinense, o Leão da Ilha é um dos mais tradicionais e vencedores clubes de Santa Catarina. Em 2020, a equipe disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total