Três em cada quatro cidades de Santa Catarina já tiveram casos confirmados do novo coronavírus. O levantamento foi feito com base nos dados atualizados até esta sexta-feira (5) do Painel do Coronavírus, do NSC Total.
Continua depois da publicidade
No total, 229 das 295 cidades do Estado já tiveram diagnósticos positivos da doença, o que representa uma proporção de 77% dos municípios catarinenses.
As regiões que tiveram mais cidades afetadas proporcionalmente ainda são o Sul do Estado, com 42 municípios, e o Vale do Itajaí, com 44. No Sul, apenas Ermo, Treviso, Imaruí e Santa Rosa de Lima ainda não registraram casos. Na outra ponta, a Serra Catarinense ainda é a região mais preservada, onde apenas a metade das cidades teve pacientes com covid-19.
Maior número de pacientes em tratamento desde 11 de maio
Outro dado que chama a atenção é que Santa Catarina tem nesta sexta-feira o maior número de pacientes diagnosticados com covid-19 que ainda estão em tratamento contra a doença desde pelo menos 11 de maio, quando o governo do Estado passou a divulgar oficialmente de modo diário o total de curados. São 3.967 pacientes ainda em recuperação dos efeitos do coronavírus.
Apesar desse número, o total dos doentes com diagnóstico positivo para covid-19 e ainda em tratamento que estão internados em UTIs no Estado é o mais baixo desde pelo menos 11 de maio. Apenas 1,04% dos pacientes em recuperação estão em terapia intensiva.
Continua depois da publicidade
Quando acrescentados também os casos suspeitos de covid-19 e que estão em tratamento na UTI, no entanto, o número volta a preocupar porque é um dos mais altos desde o início da pandemia. Nesta quinta (4), as UTIs públicas e privadas do Estado tinham 160 pessoas internadas, das quais apenas 41 já tinham sido diagnosticadas com o novo coronavírus.
A média diária de internados em UTI, entre suspeitos e confirmados, tem crescido mês a mês segundo os dados do Painel do Coronavírus. Em abril, era de 104 internados por dia. Em maio passou para 123,4. Nesses quatro primeiros dias de junho já é de 163,5.