Dois grandes desmatamentos ilegais atingiram cerca de três hectares de vegetação nativa na localidade de Rondinha, interior de São Joaquim, na Serra catarinense. As áreas destruídas continham exemplares de pinheiro-brasileiro e xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana), espécies ameaçadas de extinção, além de outras plantas típicas da flora local.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O caso foi identificado no último sábado (5) pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), durante patrulhamento rural.

Segundo informações da PMSC, as áreas desmatadas ficam em propriedades próximas, a cerca de mil metros uma da outra, e a supressão teria sido feita com o uso de máquinas pesadas.

Na primeira área, de aproximadamente 2,01 hectares, os policiais constataram o corte e a retirada de vegetação em duas partes: uma de 0,95 hectare e outra de 1,06 hectare. Foram apreendidas cerca de 205 toras de Pinheiro brasileiro, totalizando cerca de 115 metros cúbicos de madeira, diz a PMSC.

Continua depois da publicidade

Veja imagens do local

Na segunda ocorrência, em uma área de aproximadamente um hectare, também teria sido utilizado trator de esteira para a remoção da vegetação. Parte da mata foi empurrada para as bordas da área, e um pequeno curso d’água que passava pelo local foi desviado.

A Polícia Militar Ambiental informou que os responsáveis serão responsabilizados administrativamente e criminalmente, conforme prevê a legislação ambiental.

Leia mais

Indígenas do Morro dos Cavalos apoiam construção de dois túneis, afirma liderança

Chuva ajuda a amenizar efeitos da estiagem e dá alívio a produtores do Oeste de SC