Nova Veneza, município do Sul de Santa Catarina, é a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. Até este domingo (23), a cidade celebra suas raízes culturais por meio de um cardápio especial na 18ª Festa da Gastronomia Típica Italiana.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os pratos, servidos no evento e durante o ano todo nos restaurantes da região, carregam simplicidade e sabor. Essa culinária é marcada pela memória afetiva, que passa de geração em geração.

FOTOS: Casas de pedra mantêm viva a história da imigração italiana no Sul de SC

— A gastronomia típica italiana é famosa por ter amor no tempero. A gente recebe muito esse elogio de: ‘quando eu estou com saudade da minha família, eu venho aqui e parece que a minha avó que está cozinhando’. É realmente isso — afirma a proprietária do Ristorante Veneza, Luana Bortolotto.

Continua depois da publicidade

Polenta

Clássico da culinária típica italiana, a polenta pode ser servida tanto com molho bolonhesa quanto com frango caipira. Outra versão que faz sucesso é a polenta frita com fortaia.

— As pessoas vêm em busca de comer polenta, galinha e fortaia. E claro, os complementos não podem faltar: o radiche, a massa, o salame com ovos. Tudo faz parte dessa experiência — complementa Luana.

Massas

Especialidade da culinária italiana, as massas ganham tipos, formatos, molhos e sabores diferentes. A pasta, por exemplo, tem duas versões bem famosas: carbonara e ao molho bolonhesa.

Outro prato clássico e imperdível da Festa da Gastronomia Típica Italiana é o nhoque, servido ao molho de queijos ou bolonhesa.

Continua depois da publicidade

Fortaia

Uma combinação de ovos batidos com queijo colonial. Essa é a fortaia, mais um prato típico da culinária italiana. A receita pode ser degustada sozinha ou junto com algum acompanhamento, como salame.

Seja qual for o prato escolhido, a recomendação é apreciá-lo com um bom vinho regional.

Veja fotos Festa da Gastronomia

Leia mais

Três destinos românticos para conhecer no Sul de Santa Catarina

Festa da Gastronomia Italiana terá show de Papas da Língua

Destaques do NSC Total