Cerca de 3 toneladas de lixo foram recolhidas do Cemitério Municipal de Joinville durante uma ação realizada durante a quinta-feira (29) na região central. Foram seis caçambas cheias, divididas entre resíduos orgânicos e recicláveis.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O trabalho envolveu equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), da Vigilância Ambiental de Joinville, efetivo do 62º Batalhão de Infantaria e colaboradores das empresas Ambiental Limpeza e Orbenk, que prestam serviço ao município.
O objetivo da ação foi eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, fazendo o recolhimento de lixo, recipientes, embalagens de vasos e outros objetos que podem acumular água. Também foram feitos serviços de roçada e zeladoria, inclusive nas sepulturas.
> Dengue: quatro em cada dez casas de Joinville têm água parada, aponta prefeitura
Continua depois da publicidade
De acordo com a diretora executiva da SAMA, Ana Luisa Rizzatti, novas edições da ação podem voltar a acontecer nos cemitérios. No entanto, é importante destacar a responsabilidade do cidadão com a manutenção das sepulturas dos seus familiares e entes queridos.
– O proprietário tem a responsabilidade de fazer a limpeza, manter o jazigo fechado e bem cuidado. Também deve estar atento ao entorno da sepultura e eliminar vasos e recipientes que possam acumular água e gerar focos do mosquito da dengue – orienta.
> Joinville pode ter vacina contra a dengue na rede pública a partir de outubro
Outro ponto reforçado pela diretora foi a importância dos responsáveis pelas sepulturas manterem seus dados atualizados junto à Central de Atendimento do Serviço Funerário de Joinville (Caserf). As informações corretas são fundamentais para situações em que a equipe necessite fazer contato para relatar alguma situação inadequada.
A atualização cadastral pode ser feita diretamente junto à Caserf, pelo telefone (47) 3433-1205 ou pelo e-mail sama.ucp.caserf@joinville.sc.gov.br.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Bolsonaro tem encontro com Adriano Silva para tratar da visita a Joinville
Ausências na segunda dose da vacina contra Covid voltam a crescer em Joinville