nsc
santa

FENÔMENO NO MAR

Tromba d’água em praia de Penha impressiona moradores e desperta curiosidade; veja vídeo

Parecida com um tornado, tromba d'água aconteceu na tarde desta segunda-feira (11)

12/04/2022 - 14h29

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Tromba d'água foi registrada na tarde desta segunda-feira
Tromba d'água foi registrada na tarde desta segunda-feira
(Foto: )

Uma tromba d’água se formou no mar de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, e despertou a curiosidade de moradores no começo desta semana. O “tornado” não durou muito tempo e tampouco causou estragos, mas rendeu imagens (veja abaixo).

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Conforme informações de moradores que presenciaram o fenômeno, a tromba d’água foi registrada no começo da tarde desta segunda-feira (11) e vista de vários pontos da praia, uma delas a Armação do Itapocorói. Depois do surgimento, o fenômeno se dissipou.

Parecida com um tornado, a tromba d’água, como o nome sugere, ocorre sobre uma superfície de água, explica o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski.

— A tromba d'água se forma através de uma nuvem de tempestade, onde a gente tem vento ascendente e descendente. Isso cria uma rotação dentro da própria nuvem, e muitas vezes, essa rotação vem da base da nuvem em direção ao solo. A gente enxerga porque é como se o vento sugasse um pouco de água e daí cria aquele funil —.

Para produzir essas nuvens, basta uma atmosfera mais instável, úmida e com temperatura um pouco alta, como a desta segunda, que ficou em torno de 26ºC, diz Puchalski. Os ventos são menos intensos que de um tornado, mas também podem causar estragos em menor proporção, como derrubar pequenas embarcações.

Felizmente, isso não aconteceu em Penha. Assista ao vídeo:

Leia também

Câmara de Blumenau passa a contar com três mulheres e uma nova pauta

Explosão de casos de dengue em Blumenau antecipa mudança no comando da Saúde

Florianópolis anuncia monumento a Fritz Müller, mas local gera debate

Colunistas