O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou, nesta quinta-feira (25), que vai impor novas tarifas a partir de 1º de outubro sobre produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro importados para o país. O anúncio foi feito pelo republicano em sua rede social, Truth Social. As informações são da CNN.
Continua depois da publicidade
A justificativa dada por Trump é que “precisamos proteger, por motivos de segurança nacional e outros, nosso processo de fabricação”, diante de uma “inuncadação em larga escala desses produtos nos Estados Unidos por outros países”
Para caminhões pesados, as tarifas serão de 25%. Já para móveis e estofados, 30%, enquanto que para armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos relacionados, 50%. Produtos farmacêuticos sofrerão uma taxação de 100%.
Produtos farmacêuticos
O presidente americano afirmou que a taxação será sobre medicamentos de marca ou patenteados, a menos nos casos em que a empresa esteja construindo fábricas nos EUA.
“Estar construindo’ será definido como ‘início das obras’ e/ou ‘em construção’. Portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, escreveu.
Continua depois da publicidade
“Não haverá, portanto, nenhuma tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, disse Trump no Truth Social.
Caminhões pesados
Trump afirmou que os caminhoneiros dos EUA precisam ser “financeiramente saudáveis e fortes, por muitas razões, mas, acima de tudo, para fins de segurança nacional”. O presidente afirmou que a taxação valerá para caminhões grandes fabricados em outras partes do mundo.
Veja o anúncio

Leia também
Trump assina decreto que autoriza pena de morte em Washington

