Um decreto que permite que a pena de morte seja aplicada em determinados processos em Washington, DC, foi assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (25). Trump já havia declarado estado de emergência para combater a criminalidade na cidade, além de ter enviado tropas da Guarda Nacional e agentes federais. As informações são da CNN.
Continua depois da publicidade
No entanto, autoridades da capital do país negam que os crimes violentos aconteçam de forma generalizada, usando como argumentos estatísticas tanto federais quanto municipais sobre a diminuição da criminalidade desde o pico em 2023.
Com a assinatura do decreto, a procuradora-geral Pam Bondi também disse que o Departamento de Justiça buscará a pena de morte em todo o país. Washington não pertence a nenhum estado, estando sob jurisdição do Congresso.
A cidade já havia proibido a pena de morte para crimes locais, mas em relação a certos crimes a pena vale pela lei federal, como, por exemplo, tráfico de drogas de um estado a outro, terrorismo, sequestro, crimes de ódio e ataques a agentes federais.
Leia também
“Fábrica de bilionários” de SC, WEG anuncia investimento de 77 milhões de dólares no exterior
Continua depois da publicidade
ONU abre investigação após Trump dizer que sofreu “sabotagem tripla”

