Uma suposta sabotagem ao presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, se tornou alvo de investigação da Organização das Nações Unidas (ONU). Problemas técnicos foram relatados durante a visita de Trump à sede da ONU, nessa quarta-feira (24). As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Em carta enviada ao secretário-geral da ONU, António Guterres, o governo norte-americano relata ter sido alvo de uma “sabotagem tripla”. Inicialmente, o presidente teria ficado preso na escada rolante junto da primeira-dama, Melania Trump. Em seguida, encontraram mau funcionamento do teleprompter e do sistema de som.

Veja fotos de Trump

Nas redes sociais, Trump descreveu a série de contratempos como “muito sinistros” e pediu a prisão dos responsáveis pela “sabotagem”. Ele ainda afirmou que o Serviço Secreto dos EUA investiga o caso.

— O secretário-geral informou à Missão Permanente dos Estados Unidos que já havia ordenado uma investigação exaustiva e expressou que a ONU está disposta a cooperar com total transparência com as autoridades americanas para determinar as causas dos incidentes — declarou o porta-voz de Gutteres, Stéphane Dujarric.

Continua depois da publicidade

Os problemas técnicos ocorreram antes e durante o discurso de Trump na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O presidente dos EUA discursou no Debate Geral, realizado na terça-feira (23), onde criticou a Organização das Nações Unidas e falou sobre a relação com o presidente Lula (PT).

Trump ficou preso em escada rolante da ONU

Segundo a discursar no Debate Geral da Asssembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou o espaço para destacar números dos primeiros meses de governo, mas evitou recados sobre as sanções aplicadas ao Brasil na maior parte do discurso. Na reta final da fala, Trump afirmou que encontrou Lula no bastidor do encontro e que os dois presidentes “concordaram em conversar na próxima semana.

Trump afirmou ter “encerrado sete guerras” nos primeiros meses de governo citando conflitos em países como Camboja, Tailândia, Congo, Ruanda, Paquistão, e fez críticas às Nações Unidas.

Assembleia Geral da ONU

A 80ª Assembleia Geral da ONU ocorre em Nova York, nos Estados Unidos. O tema da edição é “melhores juntos: 80 anos e mais pela paz, desenvolvimento e direitos humanos”.

Continua depois da publicidade

De 23 a 29 de setembro ocorre a Assembleia Geral, onde presidentes, primeiros-ministros e monarcas farão declarações nacionais, apresentando visões para a paz, o desenvolvimento, os direitos humanos e a ação coletiva em meio aos crescentes desafios globais.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia mais

Venezuela, Palestina e Ucrânia: o que será tratado na Assembleia Geral da ONU