O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que irá impor tarifa de 25% aos países que fizerem negócios com o Irã. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (12), e passa a valer imediatamente, segundo o republicano. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre quaisquer e todas as transações realizadas com os Estados Unidos. Esta ordem é final e conclusiva. Agradeço a atenção a este assunto”, escreveu Trump na Truth Social.
Por ter relações comerciais com o Irã, o Brasil pode sofrer os impactos da medida. No ano passado, foram importados US$ 84,5 milhões do país, principalmente ureia, pistache e uvas secas. As exportações, por sua vez, somaram US$ 2,9 bilhões, com destaque para milho, soja e açúcar.
Continua depois da publicidade
Na publicação, Trump não detalhou se a medida afeta países que já negociaram com o Irã ou somente transações futuras. O Itamaraty e a Presidência da República foram procurados pelo g1 e não se manifestaram até a publicação desta matéria.
Tensão no Irã
Uma onda de protestos que se espalha pelo Irã desde o fim de dezembro já deixou mais de 600 mortos, segundo organizações de direitos humanos, além de 10 mil presos. Milhares de pessoas têm protestado contra o regime do aiatolá Ali Khamenei.
O presidente dos EUA tem dado sinais de que poderia interferir na crise na região. Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, ele estaria inclinado a um ataque no país, enquanto integrantes da Casa Branca buscam convencê-lo de que uma saída diplomática seria o melhor caminho.





