O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou a possibilidade de que a opositora María Corina Machado governar a Venezuela após os ataques norte-americanos que terminaram na captura do presidente Nicolás Maduro. Em entrevista coletiva sobre o caso dada na tarde deste sábado (3), Trump avaliou que ela não teria “respeito o suficiente” da população do país para comandar a nação neste momento.

Continua depois da publicidade

— Seria muito difícil ser a líder porque ela não tem o apoio, o respeito de todo o país. Ela é uma mulher muito simpática, mas ela não tem respeito — afirmou.

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado celebrou a captura de Maduro neste sábado e chegou a afirmar nas redes sociais que seu grupo político estaria pronto para tomar o poder. Ela defendeu que Edmundo González, aliado de primeira hora e candidato nas últimas eleições depois de que a própria Corina foi impedida de participar da disputa,assumisse “imediatamente”.

“Hoje estamos preparados para fazer valer nosso mandato e tomar o poder. Permaneçamos vigilantes, ativos e organizados até que a Transição Democrática se concretize. Uma transição que precisa de TODOS nós”, escreveu, em uma carta pública divulgada após a captura de Maduro.

Estados Unidos vão administrar Venezuela, diz Trump

Na entrevista coletiva, Trump deixou claro que os Estados Unidos vão governar a Venezuela por tempo indeterminado, até que seja possível alguma transição. Ele também enfatizou que o país vai ter controle sobre o petróleo do país.

Continua depois da publicidade

— Nós vamos administrar até que uma transição adequada possa acontecer. Não queremos que outra pessoa assuma o poder e que a situação se repita há muitos anos. Portanto, vamos governar o país — declarou, sem especificar quanto tempo essa transição deve durar.

Maduro está sendo levado aos Estados Unidos em um navio. A primeira foto do presidente venezuelano detido pelas forças dos Estados Unidos foi divulgada na rede social de Donald Trump, mostrando Maduro vendado e aparentemente algemado.