O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta sexta-feira (1°), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele “quando quiser”. A pergunta sobre a possibilidade de diálogo entre o líder americano e Lula para tratar das tarifas sobre produtos brasileiros foi feita pela repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
— Ele pode falar comigo quando quiser — disse Trump.
Sobre a tarifa de 50% contra produtos brasileiros, o presidente americano disse que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, mas que “ama o povo do Brasil”.
— Vamos ver o que acontece — afirmou.
A condição de Lula
No início da semana, o presidente Lula disse que estava disposto a conversar com Trump, desde que o presidente americano atenda pessoalmente a ligação, segundo fontes do Palácio do Planalto ouvidas pelo Jornal da Globo.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira (30), no entanto, Lula disse que ninguém nos EUA “quer conversar” sobre o tarifaço.
— Eu designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura, meu ministro da Economia, para que todos conversem com seus equivalentes nos EUA para entender qual é a possibilidade de conversa. Até agora, não foi possível — afirmou na ocasião.
Tarifas começam em 6 de agosto
Também na quarta-feira, Trump assinou uma ordem executiva oficializando a taxa sobre os produtos brasileiros importados pelos EUA, que deve entrar em vigor em 6 de agosto.
A medida seria uma resposta a ações do governo brasileiro que, de acordo com a Casa Branca, representam uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.
Continua depois da publicidade
A decisão de Trump declara uma nova emergência nacional com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977 (IEEPA), além de trazer um novo momento de tensões diplomáticas entre os dois países.
Leia também
Lula vê interferência de Trump como “inaceitável” e se solidariza com Moraes
A condição imposta por Lula para ligar para Trump sobre tarifaço