O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em uma rede social nesta segunda-feira (23) que a resposta do Irã ao bombardeio americano contra instalações nucleares iranianas foi “muito fraca”. O Irã disparou mísseis contra uma base militar dos EUA no Catar, a maior do país no Oriente Médio, nesta segunda. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Na mesma publicação, Trump agradeceu o Irã por ter avisado que iria realizar a ação com antecedência. De acordo com o presidente, foram disparados 14 mísseis contra uma base americana no Catar. Desses, 13 foram interceptados e um caiu em uma região que não apresentava riscos.

“Fico feliz em informar que nenhum americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado”, publicou na rede social Truth Social.

De acordo com a imprensa internacional, o Irã teria comunicado o ataque com antecência para autoridades dos EUA e do Catar. A informação foi confirmada por Trump, que agradeceu o aviso.

O alerta permitiu que o bombardeio não deixasse vítimas. Trump disse ainda que espera que não haja novos atos de hostilidade.

Continua depois da publicidade

“Talvez o Irã agora possa caminhar rumo à paz e à harmonia na região, e incentivarei com entusiasmo que Israel faça o mesmo”, escreveu.

Leia os posts de Trump na íntegra

“O Irã respondeu oficialmente à nossa aniquilação das instalações nucleares deles com uma resposta muito fraca, como esperávamos, e que contra-atacamos de forma muito eficaz. Foram disparados 14 mísseis — 13 foram abatidos, e 1 foi “liberado”, pois estava seguindo em uma direção não ameaçadora. Fico feliz em informar que nenhum americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado. Mais importante ainda, eles colocaram tudo isso para fora do “sistema”, e esperançosamente não haverá mais ÓDIO. Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém se ferisse. Talvez o Irã agora possa caminhar rumo à paz e à harmonia na região, e incentivarei com entusiasmo que Israel faça o mesmo. Obrigado pela atenção a este assunto!”

“Gostaria de agradecer ao Altamente Respeitado Emir do Catar por tudo o que tem feito em busca da paz na região. Sobre o ataque de hoje à base americana no Catar, tenho o prazer de informar que, além de nenhum americano ter sido morto ou ferido, também não houve, muito importante, nenhum catariano morto ou ferido.”

“PARABÉNS, MUNDO, É HORA DE PAZ!”

Leia também

Irã ataca maior base americana no Oriente Médio como resposta a operação militar dos EUA

Brasil condena “com veemência” ataques de Israel e EUA contra instalações nucleares no Irã