O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, soube pela imprensa da prisão do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), mas não fez longas manifestações sobre a mudança nas restrições de Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Questionado sobre a prisão preventiva de Bolsonaro, decretada neste sábado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Trump lamentou a medida.
— Não sei nada sobre isso. Foi isso o que aconteceu? Acho que isto é muito ruim — afirmou, após a confirmação dos jornalistas.
A proximidade entre Bolsonaro e Trump aumentou após o presidente norte-americano citar o ex-presidente brasileiro na carta em que anunciou o tarifaço de 50% contra produtos brasileiros, em julho deste ano. Na ocasião, Trump criticou os processos judiciais brasileiros contra Bolsonaro e afirmou que o país promovia uma “caça às bruxas”, chegando a colocar a situação do ex-presidente como condição para a retirada das tarifas.
Veja fotos da cela de Bolsonaro
Continua depois da publicidade
Nos meses seguintes, no entanto, a negociação avançou pelo campo econômico, inclusive com um encontro presencial de Lula e Donald Trump e com o presidente norte-americano afirmando que houve uma “química” entre os dois. Depois disso, Trump não havia mais comentado a situação e Bolsonaro.
O filho de Bolsonaro, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está nos Estados Unidos desde fevereiro e tenta articular junto à Casa Branca sanções e medidas de pressão contra o Brasil para ajudar na situação jurídica de Bolsonaro e outros acusados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe após as eleições de 2022.







