O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou na noite desta quinta-feira (10) sobre a morte do influenciador de extrem direita Charlie Kirk, de 31 anos, em uma universidade de Utah. O republicano prometeu uma resposta dura, classificou o crime como um “momento sombrio para a América” e acusou a “esquerda radical” de fomentar um ambiente de hostilidade contra conservadores. As informações são do O Globo,
Continua depois da publicidade
O influenciador foi baleado nesta quinta-feira enquanto discursava em um evento na Universidade Utah Valley. Em um vídeo compartilhado pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene, é possível ver quando ele leva a mão ao pescoço e cai da cadeira, depois de um estalo alto ser ouvido.
Em pronunciamento gravado no Salão Oval, Trump disse que sua administração vai identificar “cada pessoa e cada organização” envolvida no que chamou de ato terrorista. O republicano também determinou que bandeiras em prédios federais sejam hasteadas a meio-mastro até domingo (14).
— Charlie inspirou milhões e, nesta noite, todos que o conheciam e o amavam estão unidos em choque e horror. Ele era um patriota dedicado ao debate aberto e ao país que tanto amava, os Estados Unidos — disse.
O governador de Utah, Spencer Cox, também se manifestou sobre o assunto e disse que se tratou de uma “execução política”. Ele prometeu aplicar a punição máxima prevista em lei.
Continua depois da publicidade
O ex-presidente Joe Biden e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, condenaram o atentado e pediram o fim da violência, em gestos que tentaram despolitizar a tragédia.
Quem é Charlie Kirk
Somando redes sociais, Krki tem mais de 14 milhões de seguidores, sendo o fundador do grupo estudantil conservador Turning Point USA, uma organização que já passou por mais de 3,5 mil escolas e universidades nos EUA.
O movimento teve como objetivo mobilizar o apoio jovem a Trump na última campanha presidencial que culminou na volta de Trump à presidência americana.
Ele também é autor de livros como “Campus Battlefield”, “The MAGA Doctrine” e “The College Scam: How America’s Universities Are Bankrupting and Brainwashing Away The Future Of America’s Youth”, fazendo parte, além disso, do programa de rádio diário The Charlie Kirk Show.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Morre Charlie Kirk, influenciador da extrema direita baleado durante discurso nos EUA
Influenciador da extrema direita é baleado durante discurso em universidade dos EUA